O Centro de Pesquisas de Direito Sanitário da USP (CEPEDISA) da Faculdade de Saúde Pública da USP organizam evento híbrido “Respostas comunitárias à covid-19: experiências de Alemanha, Brasil, Canadá e Peru”, no dia 03 de outubro a partir das 9h. O encontro presencial será no auditório João Yunes da FSP-USP e haverá transmissão pelo Canal da FSP-USP do Youtube.
Será apresentado o projeto internacional de pesquisa SMAPL, uma parceria entre as Universidade de São Paulo, a Universidade de Toronto (Canadá), Universidade de Giessen (Alemanha) e Universidad Peruana Cayetano Heredia (Peru). O estudo, que buscou compreender a importância das respostas de comunidades periféricas frente à pandemia de COVID-19, trabalhou com seis comunidades: Complexo de Paraisópolis, no Brasil; Sudoeste de Ontário e Montreal no Canadá; Giessen e Bochum na Alemanha, e região do Amazonas, no Peru.
O SMAPL prevê a elaboração conjunta entre ativistas comunitários e pesquisadores, a fim de construir instrumentos de comunicação em saúde que potencializam a identidade singular presente nas formas específicas de resistência à COVID-19. O intuito é contribuir para outras questões de saúde pública e para respostas a futuras emergências sanitárias.
As inscrições podem ser realizadas pelo link e haverá certificado para os inscritos.