A  |  A+ |  A-
Cartilha e vídeo buscam minimizar as condições da poluição do ar em ambiente doméstico

Poucas pessoas sabem, mas as condições de cocção e a pouca ventilação da cozinha de casa podem levar a problemas de saúde. Uma pesquisa internacional, com a participação do Prof. Thiago Nogueira, do Departamento de Saúde Ambiental da FSP-USP,  avaliou as condições do ar em lares de diferentes países.  O resultado foi uma cartilha traduzida em 17 línguas, e um  vídeo em português  que acaba de ser lançado.

A cartilha tem o objetivo de divulgar informações que ajudem a minimizar o problema. O guia traduz a pesquisa científica em medidas e ações de precaução fáceis de serem adotadas por proprietários dos domicílios, construtores e órgãos reguladores para reduzir a exposição humana à poluição doméstica em casas dos países de baixa e média renda.

O tema é relevante para a saúde pública, já que mais de dois bilhões de pessoas no mundo usam combustíveis sólidos como lenha para cozinhar alimentos. Além disso, a poluição do ar em ambientes internos durante a preparação de alimentos resulta em mais de 3 milhões de mortes prematuras por ano.

O tema foi abordado no novo episódio do podcast Saúde É Pública, em que o Prof. Thiago comenta os detalhes sobre os resultados do estudo.

 Acesse a cartilha completa aqui.