A  |  A+ |  A-
Professores da FSP-USP discutem as consequências da desnutrição em reportagem da Revista Fapesp

Os professores Carlos Augusto Monteiro e Marly Cardoso, do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública, discutem as consequências da desnutrição infantil, em especial a baixa estatura, em reportagem para a Revista Pesquisa Fapesp. Como aponta os pesquisadores, a baixa estatura costuma resultar de carência nutricional e continua atingindo 7% dos menores de 5 anos do Brasil desde 2007.

Esse número de baixa estatura consegue ser mais alarmante na Região Norte. Por ser uma das regiões mais pobres do Brasil, com uma população de menor escolaridade e mais difícil acesso ao sistema público de saúde, a frequência de baixa estatura atinge mais de 8% das crianças do local.

“Para melhorar o quadro nacional, em especial da região Norte e das comunidades mais afastadas”, explica a professora, “é necessário que se tome a decisão política de implementar e ampliar a cobertura de programas para promoção da saúde, infraestrutura sanitária e aumento de renda, mas com compromisso de continuidade dessas ações”.

Para conferir a reportagem completa, acesse: anemia e deficiência de nutrientes caem e excesso de peso cresce entre crianças de até 5 anos

Imagem de capa: Reprodução/Revista Fapesp