A  |  A+ |  A-
Docentes recém-contratados pela FSP-USP trazem maior diversidade à pesquisa e ao ensino em saúde pública e nutrição

Após os recentes concursos promovidos pela Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP), damos as boas-vindas para os novos profissionais que integram o corpo docente da instituição. Com a participação dos novos professores, a instituição mantém sua sua missão de promover a diversidade, com perspectiva transformadora, sustentável, interdisciplinar e com respeito aos direitos humanos.

 

Profa. Alessandra Carvalho Goulart

Médica clínica geral e epidemiologista, com doutorado pelo Departamento de Clínica Médica (Área de Educação e Saúde) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) adquirido em 2005. Tem pós-doutorado pelo Departamento de Medicina Preventiva da Harvard Medical School (2006-2008). Concluiu a livre-docência em 2017 pelo Departamento de Clínica Médica (Disciplina de Clínica Geral e Propedêutica) da FMUSP, com o tema “Epidemiologia do acidente vascular cerebral”. Em setembro de 2023 assumiu o cargo de professora titular pelo Departamento de Epidemiologia da FSP-USP.

A epidemiologia neuropsiquiátrica com a abordagem dos sintomas mentais e sua interface com as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) tais como depressão e ansiedade, além de prejuízo cognitivo/demência, também constitui seu campo de investigação nos projetos que atua como coordenadora principal ou colaboradora.

 

 

 

Profa. Aline Rissato Teixeira

Doutora em Ciências pela FSP-USP, nutricionista e gastróloga, pós-graduada em Cozinha Brasileira e certificada pela Escola de Gastronomia Le Cordon Bleu Paris, no curso de aprimoramento em Cuisine e Patisserie. Integra a equipe de pesquisadores associados do Eixo Saúde e Nutrição do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Combate à Fome (INCT Combate à Fome, ligado à FSP-USP).Também representa o Departamento de Nutrição da FSP-USP junto ao Comitê Executivo do SIG Dietética, Grupo Especial de Interesse vinculado à Rede Latino Americana de ensino, pesquisa e extensão em soberania e segurança alimentar e nutricional – Rede LASSAN.  

Tem experiência na área de nutrição com ênfase em habilidades culinárias e gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição. Desde 2018 trabalha com o desenvolvimento e validação de instrumentos de avaliação e materiais educativos digitais.  

Atualmente, é professora do Departamento de Nutrição da  FSP-USP e pesquisadora do grupo ECCCo Equipe Ciência, Cultura e Comida, também da FSP. 

 

Prof. Alisson Machado

Nutricionista pelo Mackenzie. Mestre e doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Nefrologia da FMUSP.

Atualmente, é professor doutor do Departamento de Nutrição da FSP-USP, atuando em temas como doença renal crônica, nutrição clínica, consumo alimentar e sistemas alimentares.

É mentor do núcleo de extensão Sustentarea e orientador do Programa de Pós-Graduação em Nutrição em Saúde Pública.

 

 

 

 

 

Profa. Ana Paula Bortoletto Martins

Graduada em Nutrição pela USP (2005), possui mestrado e doutorado em Nutrição em Saúde Pública pela FSP-USP (2013). Foi Coordenadora do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec de 2016 a agosto de 2020.

Suas principais linhas de pesquisa refletem o compromisso com a promoção de hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis. com destaque para a avaliação da efetividade de modelos de rotulagem para identificar a presença de edulcorantes em alimentos e bebidas embalados no Brasil; a análise de ambientes alimentares saudáveis e sua relação com a obesidade na infância e adolescência, além do estudo das cozinhas solidárias para a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada.

Atualmente, ocupa o cargo de professora doutora no Departamento de Nutrição da FSP-USP, além de atuar como pesquisadora científica no NUPENS-USP e na Cátedra Josué de Castro da FSP-USP.

 

Profa. Daiane Roza

Graduada em Estatística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007), mestre em Ciências (ênfase em Saúde Pública) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (2011) e doutora em Ciências (ênfase em Saúde Pública) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (2015). Estágio doutoral junto ao Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto – ISPUP – em Portugal. Pós-doutora em Saúde Pública (2016-2018) e Pós-doutora em Epidemiologia Psiquiátrica (2018-2022), ambas pela USP. É professora do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da USP desde 2022. Possui experiência na área de estatística, com ênfase em bioestatística, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia dos transtornos mentais, Métodos Bayesianos em saúde, análise espacial de dados e análise espaço-temporal de dados.

 

 

 

 

 

Prof. Fredy Galvis Ovallos

Formado em Biologia , com mestrado e doutorado pela FSP-USP. As principais linhas de pesquisa são epidemiologia de doenças infecciosas e entomologia aplicada à saúde pública. Desenvolve pesquisas para a compreensão e o  controle de doenças negligenciadas de transmissão vetorial em áreas endêmicas do país.

 

 

 

 

 

Prof. Rodrigo Cardoso Bonicenha

Graduado em Geografia (Bacharel e Licenciatura Plena), com Especialização em Gerontologia, Mestrado e Doutorado em Planejamento e Gestão do Território. No doutorado pesquisou o conjunto habitacional “Vila dos Idosos”, no bairro do Pari, em São Paulo. Desde então, realiza pesquisas sobre mobilidade para o trabalho de pessoas idosas, inclusão digital e arranjos domiciliares unipessoais, entre outros. Representou o movimento social de pessoas idosas por moradia (GARMIC) no Conselho Estadual do Idoso (CEI-SP). Trabalha com os seguintes temas: envelhecimento, saúde e território, heterogeneidade e territorialidade das velhices.

 

 

 

 

Prof. Thiago Nogueira

Graduado em Química pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestre e doutor em Ciências (Química) pelo Instituto de Química (IQ) da USP e pós-doutor pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP), com estágio na Yale University e University of Surrey. Sua linha de pesquisa está focada em responder às questões científicas no âmbito da qualidade do ar em grandes centros urbanos, energia, mudanças climáticas e seus impactos sobre a saúde. Na graduação ministra disciplinas sobre poluição do ar e saúde pública. Atualmente, é professor doutor pelo Departamento de Saúde Ambiental da FSP-USP.

 

 

 

 

 

 

Prof. Thiago Silveira

Geógrafo formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em geografia física pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e doutor em medicina preventiva pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Sua pesquisa se debruça nas interfaces entre política e meio ambiente, legislação ambiental, poluição do ar e climatologia geográfica. Atualmente é professor temporário no Departamento de Saúde Ambiental.