A  |  A+ |  A-
Casca do ameindoim pode ser benéfica para prevenção de doenças crônicas não transmíssiveis

Artigo publicado na revista Food&Function aponta os benefícios promissores do uso de amendoim e extratos de casca de ameindoim na prevenção e tratamento de doenças crônicas não transmissíveis. As descobertas são fruto de pesquisa de doutorado de Karina Massironi, uma das autoras do artigo, realizado no Programa de Pós-Graduação Nutrição em Saúde Pública e orientado pela Profa. Elizabeth Torres.

A prevalência global do câncer continua a aumentar, assim como a sua mortalidade. Os autores do artigo afirmam que são necessárias estratégias para prevenir e tratar esta condição, especialmente estratégias de baixo custo e baixa toxicidade. Segundo os pesquisadores, os compostos bioativos de origem vegetal têm se apresentado como uma boa alternativa.

Além da prevenção ao câncer, também foram encontrados benefícios contra colesterolemia, diabetes e estresse oxidativo. Um dos motivos para estas qualidades está no abundante conteúdo polifenólico – antioxidante – presente na casca do amendoim, que é cerca de 60 a 120 vezes maior que o do grão. Outro fator é a sua bioatividade, propriedade inerente a alguns materiais de participarem em reações biológicas específicas.

A investigação descrita pelos autores foi realizada pela busca avançada de artigos na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Science direct e na Mourisco, plataforma do Instituto FioCruz, de 2012 a 2022. Dos 70 estudos selecionados, 7 artigos avaliaram aspectos de prevenção e tratamento do câncer.

Também assinam o artigo Rosana Soares, pesquisadora do Departamento de Nutrição da FSP-USP, Isabelle Martins, da Universidade Fedral do Pará (UFPA) e Adriano Costa de Camargo, professor do Instituto de Nutrição e Tecnologia de Alimentos da Universidade do Chile.