Após o lançamento da versão impressa, o livro “Pandemia: memórias de mulheres do Jardim Colombo” chega em versão digital, com lançamento no dia 3 de julho de 2025, a partir das 18h, no auditório Paula Souza da FSP-USP. O trabalho é resultado do projeto SMAPL Brasil –Social Mobilization as a Lever for Policymaking? A Transatlantic Dialogue on Community Action and Decentralized Governance during Covid-19- coordenado no Brasil pela professora Deisy Ventura, do Departamento de Saúde Ambiental da FSP-USP.
Com apoio da FAPESP, a obra é resultado do diálogo das mulheres da comunidade e a equipe SMAPL Brasil, reunindo 10 histórias de mulheres da favela do Jardim Colombo, que contam suas vivências e sobrevivências durante a pandemia de COVID-19. O lançamento será uma oportunidade de ampliar o debate sobre a atuação das mulheres durante a crise sanitária e contará com rodas de conversa e palestras sobre o processo de produção do livro e sobre a pesquisa que deu origem à obra.
O evento é aberto ao público e contará com a presença da equipe SMAPL Brasil, moradores do Jardim Colombo e pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública da USP.
Confira a versão digital do livro.
Conheça o projeto SMAPL: https://www.fsp.usp.br/memoriacovidparaisopolis/
Lançamento do e-book “Pandemia: memórias de mulheres do Jardim Colombo”
Data: 3 de julho
Horário: a partir das 18h
Local: auditório Paula Souza da FSP-USP
Ficha técnica:
Financiamento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP
Realização: SMAPL Brasil
Apoio: FSP-USP, T-AP Platform, União de Moradores da Favela do Jardim Colombo e Projeto Viver
Organizadoras: Pamella Liz, Kamilla Baes, Vitória Vieira e Deisy Ventura
Ilustrações: Bruna Bandeira – Imagine e Desenhe
Editoração e Diagramação: Dora Lia – Dillasete
Capa: Ilustração de Bruna Bandeira com base em fotografia de Vitória Vieira
