A  |  A+ |  A-
Ranking de Stanford aponta 10 cientistas da FSP-USP entre os mais influentes do mundo

A lista atualizada em 2024 de um dos principais rankings internacionais sobre o impacto da produção do conhecimento científico apontou 10 cientistas ligados à Faculdade de Saúde Pública da USP entre os mais influentes do mundo. O professor Carlos Augusto Monteiro, que liderou a elaboração da classificação NOVA de alimentos, é o pesquisador da USP melhor posicionado.

O ranking Updated science-wide author databases of standardized citation indicators, elaborado anualmente pelo professor John P. A. Ioannidis, com pesquisadores da Universidade Stanford (EUA), traz uma lista de 281 pesquisadores da Universidade de São Paulo entre os cientistas mais influentes do mundo. A USP teve um crescimento acumulado de cerca de 23% em sua participação global nos últimos cinco anos neste ranking, segundo matéria do Jornal da USP, sendo que no ano passado constavam 249 nomes da USP. 

A lista é composta tendo em vista a atuação dos autores por meio de registros do Scopus, um dos mais importantes bancos de dados mundiais de resumos e citações científicas revisadas por pares, com mais de 85 milhões de publicações editadas por mais de 7 mil editoras.

O Jornal da USP publicou uma matéria completa sobre o ranking. Confira aqui.

 

Professores da FSP-USP listados:

Alessandra Carvalho Goulart – Médica clínica geral e epidemiologista, professora Titular do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP. Doutora pela FMUSP (2005), com pós-doutorado em Harvard (2006–2008) e livre-docência (2017). Pesquisadora do HU-USP desde 2009, coordena os estudos EMMA e ÉRICO em vigilância cardiovascular e atua no ELSA-Brasil com foco em envelhecimento cerebral. Com ampla produção científica, coordena projeto temático FAPESP (2022–2027) e mantém parcerias internacionais (Harvard, Johns Hopkins, Rotterdam, Birmingham, GBD). Editora sênior do Brazilian Journal of Biological and Medical Research e editora seccional da Revista de Saúde Pública. Recebeu o Prêmio CAPES-Elsevier Mulheres na Ciência (2024) como pesquisadora mais influente na área médica da região Sudeste.

 

Ana Paula Sayuri SatoProfessora Associada do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP, onde obteve a livre-docência em Epidemiologia das Doenças Infecciosas (2020). Graduada pela Escola de Enfermagem (EE) da USP, com mestrado e doutorado em Ciências pela EEUSP e especialização em Pesquisa Clínica. Atuou na Divisão de Imunização do CVE/SES-SP (2012–2014) e, desde 2024, integra a Comissão Permanente de Assessoramento em Imunizações do Estado de São Paulo. Desenvolve pesquisas sobre coberturas vacinais, programas de imunização e epidemiologia de doenças infecciosas, além de ministrar disciplinas na graduação e pós-graduação em Saúde Pública.

 

Carlos Augusto Monteiro – Professor do Departamento de Nutrição da FSP-USP na área de Nutrição e Alimentação, é coordenador científico do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP (NUPENS-USP), sediado na FSP-USP. Suas linhas de pesquisa incluem métodos para avaliação nutricional de populações. Seu trabalho ajudou a redefinir o enfoque e o conteúdo dos programas nutricionais nas unidades básicas de saúde de São Paulo. Outros resultados incluem a criação do Guia Alimentar para a População Brasileira e a concepção da classificação NOVA dos alimentos, criada em 2009, revolucionando a maneira como a ciência enxerga a Nutrição.

 

Eunice Aparecida Bianchi Galati – Professora do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP, desenvolve projetos sobre avaliação de parâmetros que medem a capacidade vetorial de algumas espécies de flebotomíneos em relação a Leishmania spp e sobre taxonomia e ecologia de Phlebotominae. Compôs a lista publicada pela revista Plos Biology dos cientistas mais influentes do mundo na área de parasitologia/micologia no ano de 2019, e na área de Clinical Medicine,conforme publicação da Universidade de Stanford e Editora Elsevier BV nos anos de 2021 e 2022.

 

 

Francisco Chiaravalloti Neto – Professor Titular do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP, possui graduação em Engenharia pela Poli-USP. Especialização, mestrado, doutorado e livre-docência pela FSP-USP. Coordena o Laboratório de Análise Espacial em Saúde (LAES) desde 2013. Principais áreas de pesquisa: epidemiologia e controle de doenças transmitidas por vetores, análise espacial em saúde pública e epidemiologia das doenças infecciosas. Editor de periódicos nacionais e internacionais: Scientific Reports, BMC Infectious Diseases e Revista Brasileira de Epidemiologia. Está como Visiting Professor no Imperial College London (Department of Epidemiology and Biostatistics, School of Public Health) até abril de 2026.

 

 

Marcelo Macedo Rogero – Nutricionista formado pela USP, com mestrado, doutorado e dois pós-doutorados (USP e University of Southampton, Inglaterra). Professor Titular do Departamento de Nutrição da FSP-USP, coordena o Laboratório de Genômica Nutricional e Inflamação (GENUIN). Atua nas áreas de genômica nutricional e inflamação, imunonutrição e metabolismo de macronutrientes e exercício físico. Foi premiado por excelência em docência (USP, 2013) e pelo CRN-3 como destaque profissional na área acadêmica.

 

Maria Anice Mureb Sallum – Professora do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP, seu trabalho envolve a revisão, identificação e classificação de espécies de insetos. Possui ampla experiência em biologia, ecologia e saúde pública, com treinamento específico e experiência em áreas-chave de pesquisa para doenças transmitidas por vetores. Em 2008, ela foi premiada com o Prêmio John Belkin da American Mosquito Control Association por sua meritória contribuição à biologia e/ou sistemática de Culicidae.

 

 

Maria Laura da Costa Louzada – Professora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e vice-diretora do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP (Nupens-USP), sediado na FSP-USP. Editora associada da Revista de Saúde Pública. Membra da Comissão de Epidemiologia da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e do Departamento de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Cultura Alimentar da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade (ABESO). Autora do livro Epidemiologia Nutricional Aplicada à Obesidade, publicado pela Edusp em 2024.

 

 

 

Patrícia Constante Jaime – Professora Titular do Departamento de Nutrição da FSP-USP, é atualmente vice-diretora da instituição e coordenadora científica do NUPENS/USP. Graduada em Nutrição pela UFG, com mestrado e doutorado em Saúde Pública pela USP e pós-doutorado em instituições no Brasil e no Reino Unido. Foi coordenadora de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (2011–2014). Atua em conselhos e comissões nacionais e internacionais (Abrasco, CNS/CIAN, SLAN). Áreas de pesquisa: políticas de alimentação e nutrição, ambiente alimentar, promoção da alimentação saudável e Atenção Primária em saúde.

 

 

Tamara Nunes Lima-Camara – Professora do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP, possui experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Biologia e Ecologia de Aedes aegypti e Aedes albopictus e Comportamento de Insetos Vetores.

 

 

 

Pesquisadores ligados à FSP-USP:

Eurídice Martínez Steele – Doutora e pós-doutoranda em Nutrição pela FSP-USP, é pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens).

Geoffrey Cannon – pesquisador Nupens e da Universidade de Montreal (Canadá).

Jean-Claude Moubarac – pesquisador Nupens.

Renata Bertazzi Levy – Pesquisadora do Nupens e do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP. É mestre e doutora em Saúde Pública pela FSP-USP.