A  |  A+ |  A-
Laboratório Corpo Comum discute projeto de pesquisa em primeiro encontro no dia 5 de dezembro
No dia 5 de dezembro às 14h o Laboratório Corpo Comum realizará sua primeira discussão coletiva: Metagenômica, fronteiras e futuros. A reunião acontece no Lahibrid (2º andar do prédio principal da Faculdade). 

Com Clarissa Reche, pesquisadora do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri) da Unicamp, a pauta abordará o projeto de pesquisa sobre estudos genômicos de comunidades microbianas a partir de perspectivas antropológicas. Participarão do debate  Victor Secco e Leonardo Dupin,  especialistas em antropologia dos micróbios.

O nome é oriundo do projeto Jovem Pesquisador financiado pela Fapesp, “Corpo Comum – abordagem não-antropocêntrica das convergências incontornáveis entre Saúde Humana e Planetária”. Marisol Marini é pesquisadora associada da FSP-USP, integra o estudo e coordena o laboratório, junto a outros quatro pesquisadores: professores Gabriela di Giulio e José Miguel Nieto Olivar, os pesquisadores Joana Cabral de Oliveira e Renzo Taddei, além de alunos de iniciação científica e candidatos a mestrado e doutorado.

Trata-se da primeira atividade pública do laboratório e uma oportunidade de discutir os rumos do grupo e o desenvolvimento da ideia de Corpo Comum como uma ferramenta diagnóstica de problemáticas que cruzam a saúde humana e ecossistêmica, assim como uma ferramenta fabulativa de novas possibilidades de alianças e formas de solidariedade interespecíficas, incluindo os micróbios.

Evento: Metagenômica, fronteiras e futuros.
Data: 5 de novembro
Horário: 14h
Local: Lahibrid – 2°andar do prédio principal da FSP-USP