A  |  A+ |  A-
Inovação liderada por jovens vem gerando cada vez mais impactos em sistemas agroalimentares sustentáveis

Ana Maria Bertolini (ao centro), jovem cientista da equipe Better Production do WFF Young Scientists Group (2025–2027) da FAO. Foto: arquivo pessoal.

Os jovens estão emergindo como atores centrais na reinvenção dos sistemas agroalimentares rumo à sustentabilidade, equidade e resiliência climática. É o que revela um relatório recém-publicado pela Equipe Better Production do WFF Young Scientists Group (2025–2027) da FAO, que contou com a participação da pesquisadora Ana Maria Bertolini, doutoranda em Saúde Global e Sustentabilidade no Departamento de Saúde Ambiental da FSP-USP.

Intitulado “Youth-led innovation for sustainable agrifood systems” (Inovação liderada por jovens para sistemas agroalimentares sustentáveis, em tradução livre”, o relatório explora inovações lideradas por jovens e pela comunidade em quatro áreas temáticas: agricultura; pesca e aquicultura; silvicultura e inovação climática inteligente para a resiliência dos pequenos agricultores.

O estudo identificou o engajamento de jovens em diversas formas de inovação: desde práticas agrícolas regenerativas e monitoramento da aquicultura com inteligência artificial, até restauração florestal liderada pela comunidade e modelos de agricultura climática inteligente adaptados localmente. 

Essas inovações compartilham pontos fortes comuns: integram conhecimento tradicional e científico, abordam dimensões ecológicas e socioeconômicas e utilizam cada vez mais tecnologias digitais para conectar produtores aos mercados, melhorar a tomada de decisões e fomentar a aprendizagem colaborativa.

“Esta pesquisa destaca tendências emergentes, lacunas-chave e as políticas necessárias para apoiar o crescimento da inovação liderada por jovens. Identifica como é possível construir um ecossistema mais inclusivo e sensível às questões de gênero para sistemas agroalimentares sustentáveis”, afirma Ana Maria.

O World Food Forum (Fórum Mundial da Alimentação) é uma rede global ligada à FAO (Food and Agriculture Organization, ou Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, em português). A rede é formada por uma equipe de jovens cientistas e visa a impulsionar a transformação dos sistemas agroalimentares, focando em juventude, ciência, inovação e investimento para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e um futuro alimentar melhor.

Acesse o relatório na íntegra:  https://youth.world-food-forum.org/docs/devworldfoodforumlibraries/programme-ed/better-production.pdf

 

Imagem na home: reprodução