A Professora Marly Cardoso, do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP), participou no início de fevereiro de uma imersão estratégica na Costa Rica. A docente integrou a equipe de trabalho do Hub ODS 2 (Fome Zero) da United Nations Academic Impact (UNAI), sediada na EARTH University.
A Universidade de São Paulo figura no rol de instituições de excelência que compõem este grupo global, ao lado de nomes como UC Davis (EUA), Earth University (Costa Rica), Newcastle University (Reino Unido), McGill University (Canadá) e KNUST (Gana). O objetivo do encontro foi a co-criação do novo Programa Colaborativo de Mestrado em Liderança Global em Sistemas Alimentares.
Diferente dos modelos tradicionais, a proposta do novo mestrado é oferecer uma formação híbrida e profundamente experiencial. Durante os quatro dias de imersão, o grupo de trabalho avançou na definição das competências essenciais e na estrutura curricular do programa.
Segundo a professora, a reunião foi fundamental para alinhar as visões sobre o perfil desse futuro profissional. “Foi uma reunião de trabalho muito intensa, onde nós desenhamos o que seria o perfil desse aluno e quais as competências que esse estudante deve adquirir para ser um mestre em Liderança de Sistemas Alimentares”, relata a docente.
Um dos grandes diferenciais do projeto é o seu formato colaborativo. A professora explica que o desenho do curso prevê uma fase inicial totalmente online, seguida de uma etapa presencial imersiva na Costa Rica. “O curso começa com um certificate online. Depois, os alunos selecionados farão a parte presencial, que será o Mestrado propriamente dito”, detalha Marly. “A ideia é que os alunos passem um tempo na universidade, mas também tenham uma forte vivência em campo, na comunidade, para compreender contextos em diferentes realidades/países.”
Próximos Passos: Curso Piloto em 2026
Como resultado prático da semana de trabalho, o grupo definiu o lançamento de um projeto piloto ainda para este ano. Trata-se do curso “Introduction to Food Systems”, que servirá como base para o futuro mestrado.
“Já saímos de lá com a tarefa de preparar o primeiro curso, que será uma introdução aos sistemas alimentares. Ele será oferecido online em colaboração com todas as universidades parceiras”, adianta a professora.
Saiba mais sobre o UNAI SDG Hub Network.

Professora Marly Cardoso (ao centro, de vestido com estampa floral), com pesquisadores e lideranças do Hub ODS 2 da ONU durante o encontro de planejamento na EARTH University, Costa Rica. Foto: Acervo pessoal.