Em uma iniciativa estratégica para o fortalecimento da ciência nutricional no Brasil, a Profa. Dirce Marchioni, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Nutrição em Saúde Pública e o professor e ex-diretor da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP), José Leopoldo Ferreira Antunes, integraram uma comitiva em Brasília para pleitear a criação de um Comitê de Assessoramento específico para a área de Nutrição dentro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A reunião ocorreu com a Dra. Monica Felts de La Roca Soares, Diretora Científica do CNPq, com o objetivo de solicitar o desmembramento do atual Comitê Assessor de Saúde Coletiva e Nutrição (CA-SN) para a instituição de um Comitê Assessor em Nutrição (CA-N) independente.
Amadurecimento institucional e científico
A proposta, formalizada em carta assinada por membros do comitê e coordenações da área, defende que a criação do CA-N não representa uma fragmentação, mas sim um reflexo da maturação institucional da Nutrição no país. O Prof. Leopoldo destacou que a Nutrição possui identidade epistemológica, objetos de estudo e trajetórias formativas próprias e que a criação de um Comitê de Assessoramento específico poderia impulsionar ainda mais o desenvolvimento da área em todo o país.
A necessidade de um comitê autônomo é também sustentada pelo crescimento robusto
da área que se verificou nas últimas décadas.
Próximos Passos
De acordo com o Prof. Leopoldo, a recepção da demanda pela diretoria do CNPq foi bastante positiva. A Dra. Monica Felts demonstrou sensibilidade ao pedido e comprometeu-se a encaminhar a solicitação formal para análise junto ao Conselho Deliberativo da agência.
Confira o documento na íntegra.
