eXsat

 

Grupo de pesquisa: Expossoma e saúde do trabalhador – eXsat

                                     Human Exposome Research Group – HERG

Ano de formação: outubro de 2016 (encontros semanais)

Líder do grupo: Profa. Dra. Kelly Polido Kaneshiro Olympio

Pesquisadores(as): Profa. Dra. Kelly Polido Kaneshiro Olympio, Profa. Dra. Frida Marina Fisher, Profa. Dra. Liliane Teixeira, Prof. Dr. Bruno Lemos Batista, Prof. Dr. Nílson Antonio de Assunção, Profa. Dra. Maria Regina Alves Cardoso, Dr. Maciel Santos Luz, Prof. Dr. Marcelo Macedo Rogero.

Colaboradores estrangeiros: Professor Dimosthenis Sarigiannis (Greece), Dr. Evangelos Handakas (UK)

Técnicas: Maria do Carmo de Oliveira Dória e Célia Regina Pesquero

Área predominante: Saúde Pública (4.06.02.00-1); Toxicologia (2.10.07.00-4)

Instituição do grupo: Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – USP

Unidade: Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública

Endereço: Avenida Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo, SP – CEP 01246-904

 

Contato do grupo

Telefone: (11) 3061 7121

E-mail: kellypko@usp.br

Instituições parceiras

1)      Aristotle University of Tessaloniki (AUTH)

Unidade: Environmental Engineering Laboratory (ENVE Lab)

Department of Engineering of Chemistry

Endereço: University Campus, Bldg. D, Rm 201

54124, Thessaloniki, Greece

Telefone: +30-2310-994562

2)      Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Unidade: Laboratório de espectrometria de massas

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 781, 15° andar, Vila Clementino, São Paulo, SP, Brasil. CEP 04039-032

Telefone: (11) 5576 4821, 3319 3537

3)      Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT)

Unidade: Centro de Tecnologia e Metalurgia dos Materiais/Laboratório de Processos Metalúrgicos (CTMM/LPM-LQ)

Endereço: Av. Prof. Almeida Prado, 532, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo, SP, Brasil. CEP 05508-901

Telefone: (11) 3767 4235 / 4616 / 4238

4)      Universidade Federal do ABC

Unidade: Centro de Ciências Naturais e Humanas

Endereço: Avenida dos Estados, 5001, Bloco A, Torre 3, sala 607 Bairro Bangu. Santo André – SP – Brasil. Santo André, SP, Brasil. CEP 09210-580,

Telefone: (11) 4996 8354 / 8355

5)      Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP)

Unidade: Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz

Endereço: Rua Leopoldo Bulhões, 1480, Prédio Primeiro de Maio, sala 17

21041-210 – Rio de Janeiro, RJ – Brasil

Telefone: (21) 2598 2808

Repercussões do grupo

Análise do expossoma humano, tendo em vista todos os componentes avaliados em estudos desta natureza, em cuja abordagem as linhas de pesquisa abaixo apresentadas se complementam e se integram na busca de associações entre biomarcadores / condições de vida e trabalho e desfechos encontrados. Característica singular das populações estudadas por este grupo de pesquisa objetiva a discussão da exposição química ocupacional e ambiental em ambiente informal e domiciliar e sua associação com desfechos em saúde, estilo de vida e condições de trabalho. As linhas de pesquisa integradas na abordagem do expossoma desenvolvidas pelo grupo são: 1. O impacto do consumo e do trabalho informal na saúde ambiental; 2. Exposição química ocupacional e ambiental e a biologia da exposição; 3. Condições de estudo e trabalho dos jovens inseridos no arranjo produtivo informal e domiciliar de joias e bijuterias sob a perspectiva do expossoma; 4. A influência da dieta no expossoma.

  

Linhas de Pesquisa

1)      O impacto do consumo e do trabalho informal na saúde ambiental

Objetivos: a) analisar a presença/concentrações de elementos potencialmente tóxicos (EPTs: Arsênio, Cádmio, Cromo trivalente e hexavalente, Cobre, Mercúrio, Níquel, Chumbo, Estanho e Zinco) em matrizes ambientais, particularmente em efluentes sanitários; b) avaliar a presença/concentração de EPTs no esgoto bruto, esgoto tratado e lodo de esgoto das estações de tratamento de esgoto (ETE) c) comparar os resultados obtidos com a legislação vigente e discutir o risco à saúde humana.

Palavras-Chave: Compostos Químicos. Metais. Esgoto. Contaminação. Legislação.

2)      Exposição química ocupacional e ambiental e a biologia da exposição

Objetivos: Através de técnicas analíticas de alta performance, avaliar como o trascriptoma, metaboloma, genoma, lipidoma e proteoma dos indivíduos ocupacionalmente expostos a elementos potencialmente tóxicos diferem da população ambientalmente exposta e, assim, buscar possíveis biomarcadores de exposição/efeito/susceptibilidade que mostrem associação com desfechos epidemiológicos e possibilitem a prevenção de doenças.

Palavras-Chave: Exposição ocupacional. Poluição do Ar. Exposição a Produtos Químicos. Exposição por Inalação. Saúde do Trabalhador. Expossoma. Metabolômica. Proteômica. Transcriptômica. Lipidômica. Genômica. Biomarcador. Sangue. Compostos Químicos.

 

3)      Condições de estudo e trabalho dos jovens inseridos no arranjo produtivo informal e domiciliar de joias e bijuterias sob a perspectiva do expossoma

Objetivos: Avaliar as condições de vida e trabalho de jovens estudantes dos ensinos fundamental e médio envolvidos no arranjo produtivo informal, como trabalhadores ou residentes em domicílio de trabalhadores informais.  Especificamente, a) verificar o impacto do trabalho informal desenvolvido no domicílio sobre o ciclo vigília-sono do jovem; b) verificar se suas horas de lazer e estudo são influenciadas pelo trabalho domiciliar de joias e bijuterias; c) avaliar se há diferença nas condições de vida e trabalho domiciliar do jovem entre o período letivo e o de férias escolares; d) avaliar as condições de vida e trabalho de jovens durante o período letivo e de férias escolares.

Palavras-Chave: Expossoma. Trabalhadores. Adolescentes. Ciclo vigília-sono.

 

4)      A influência da dieta no expossoma

Objetivos: Analisar a presença/concentrações de elementos potencialmente tóxicos (EPTs: Arsênio, Cádmio, Cromo trivalente e hexavalente, Cobre, Mercúrio, Níquel, Chumbo, Estanho e Zinco) na dieta e como a ingestão destes contaminantes via dieta impacta no trascriptoma, metaboloma, genoma, lipidoma e proteoma dos indivíduos ambientalmente e/ou ocupacionalmente expostos

Palavras-Chave: Dieta. Exposição ocupacional. Poluição do Ar. Exposição a Produtos Químicos. Exposição por Inalação. Saúde do Trabalhador. Compostos Químicos. Expossoma. Metabolômica. Proteômica. Transcriptômica. Lipidômica. Genômica. Biomarcador. Sangue.