A  |  A+ |  A-
O poder nocivo dos ultraprocessados é tema do novo episódio do podcast “Saúde É Pública”
Acompanhe todos os episódios em: Podcast Saúde É Pública

O “Saúde é Pública”, o podcast da FSP-USP, produziu para o mês de agosto dois episódios dedicados a homenagear o nutricionista. No quinto episódio da primeira temporada, que teve estreia no dia 31 de agosto, Dia do Nutricionista, a entrevistada é Ana Paula Bortoletto Martins, doutora em nutrição e saúde pública e pesquisadora da Cátedra Josué de Castro, da FSP-USP, e do Nupens, o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP.

Ela aborda o poder nocivo dos ultraprocessados e as soluções que os cientistas sugerem em carta enviada à Organização das Nações Unidas (ONU). A carta  é o documento-síntese produzido por mais de 80 cientistas e atores estratégicos brasileiros, que se reuniram em um evento organizado pelo Nupens e pela Cátedra Josué de Castro. Segundo Ana Paula, o objetivo é propor políticas públicas efetivas para frear a disseminação indiscriminada do consumo de ultraprocessados que, comprovadamente, prejudicam a saúde.

O encontro contou com a presença de cientistas como Carlos Monteiro (coordenador do Nupens), Tereza Campello (ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e atual professora titular da Cátedra) e José Graziano da Silva (ex-diretor geral da FAO, atual diretor do Instituto Fome Zero).

O documento foi enviado a atores-chave da Cúpula da ONU. Entre eles, António Guterres, Secretário-Geral da ONU, e Agnes Kalibata, enviada especial da Secretaria Geral da ONU para a Cúpula e presidente da Aliança por uma Revolução Verde na África (Agra).

Há uma infinidade de pesquisas comprovando que doenças como diabetes, pressão alta, doenças do coração, vários tipos de câncer, problemas renais e aumento da mortalidade são provocadas pelo alto consumo de ultraprocessados. São alimentos como bolachas recheadas, salgadinhos, sucos em pó, refrigerantes, doces, salsichas, embutidos, empanados de frango, por exemplo. 

Segundo Ana Paula, “não há quantidade segura para o consumo de alimentos ultraprocessados”. Além disso, são alimentos que, devido às características de sua produção e descartes de embalagens, “provocam graves e negativas consequências para o meio ambiente”, afirma a pesquisadora.

A cientista ressalta que são necessárias “soluções urgentes, baseadas em evidências, para a redução do consumo desses produtos, incluindo: guias alimentares que considerem o grau de processamento industrial para as recomendações, e a adoção da rotulagem nutricional frontal de advertências”, entre outras medidas.

Foto na home: Arquivo Pessoal

 

Saúde É Pública – o podcast da FSP-USP

Episódio 5: O papel do nutricionista em um mundo globalizado

Participação: Ana Paula Bortoletto Martins, doutora em nutrição e saúde pública e pesquisadora da Cátedra Josué de Castro, da FSP-USP, e do Nupens, o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP. 

Siga o canal e ouça na sua plataforma preferida.

Link do canal no Spotify: https://open.spotify.com/show/4filA1ReFq7ycig7pGz52N

Link para o episódio sobre “Ultraprocessados” no link: https://spoti.fi/2Y70xrz