Agosto Dourado FSP-USP 2022 traz debates, vídeos e pesquisas sobre o aleitamento materno
Acompanhe a transmissão em: YouTube

A transmissão estará ativa na data e horário do evento.

A tradicional comemoração do Agosto Dourado da Faculdade de Saúde Pública da USP traz,  na edição de 2022, uma série de atividades, pesquisas e materiais conscientizando sobre a importância do aleitamento materno. Confira a programação completa.

O VIII Encontro para a Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação é promovido pelo Centro de Referência em Alimentação e Nutrição do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza (CSEGPS) e foi organizado por um coletivo composto por servidores, estudantes, docentes, pesquisadores e voluntários.

O evento busca envolver o público em geral e o meio acadêmico, promovendo debates para integrar o ensino, a pesquisa e a extensão universitária dentro da temática. A atividade de abertura será uma roda de conversa com famílias de bebês em fase de introdução alimentar, realizada no dia 05 de agosto, das 8h30 às 10h, no CSEGPS.

Os organizadores compilaram diversas produções científicas realizadas pela FSP-USP sobre o tema, além de vídeos, que serão divulgados nos perfis da FSP-USP e do CRNutri no Instagram, além do Boletim semanal e do site da FSP-USP.

O blog do Sustentarea também irá veicular cartazes sobre a temática. Além disso, o “Saúde É Pública”, o podcast da FSP-USP, apresentará, no dia 15 de agosto, um episódio especial sobre a manutenção da amamentação quando a mãe volta ao trabalho e o bebê passa a frequentar a creche.

No dia 16 de agosto, das 14h às 16h30 terá transmissão pelo canal da FSP-USP no Youtube o debate “Agosto Dourado: A importância do conhecimento sobre saúde materno infantil na graduação do profissional de saúde e a inserção desse tema nos projetos políticos pedagógicos dos cursos de nutrição, saúde pública e enfermagem da USP”.
Palestrantes: Prof. Fábio da Veiga Ued, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP; Profa. Aurea Tamami Minagawa Toriyama, da Escola de Enfermagem da USP; Profa. Carmen Simone Grilo Diniz, da FSP-USP; Prof. Jefferson Drezett Ferreira, da FSP-USP. Moderação: Vinicius de Souza Mazzali, da Liga Acadêmica de Nutrição Materno-Infantil (LANMIL) da FSP-USP.

No dia 18 de agosto, das 13h30 às 16h30 será discutido o tema do “O aleitamento materno no Brasil e o marketing de produtos que competem com a amamentação”, no auditório João Yunes, com transmissão simultânea pelo canal da FSP-USP no Youtube. Nesse dia haverá as seguintes palestras, com moderação de Sonia Isoyama Venâncio do Instituto de Saúde da SES-SP:
  • “Evolução dos indicadores de aleitamento materno no Brasil: qual a influência do marketing digital de produtos que competem com a amamentação?” (com o Prof. Cristiano Siqueira Boccolini da Fundação Oswaldo Cruz -Fiocruz);
  • “Promoção cruzada de fórmulas infantis e compostos lácteos: violação dos direitos dos consumidores e do direito à saúde e alimentação” (com Mariana Gondo do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – IDEC);
  • “Avanços e desafios no monitoramento da NBCAL” (com Maristela De Marchi Benassi da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar -Ibfan).

Local: Anfiteatro João Yunes, com transmissão ao vivo.  Participantes presenciais receberão certificado; para tanto é necessária a inscrição pelo link: https://bit.ly/3vZrYBR

No dia 31 de agosto, das 10h às 11h, a roda de conversa “Os desafios para a proteção da amamentação no contexto do aprofundamento das desigualdades sociais no Brasil”  acontece na sala Cyro Ciari Jr e está aberta a inscrições no link https://bit.ly/3AByaTm  Essa atividade terá a condução de Caroline C. Borges da Silva e Gustavo Henrique Miranda Feitosa, assistentes sociais do Centro de Saúde Paula Souza da FSP-USP.

Acesse a programação completa

Confira os resumos de algumas pesquisas realizadas pela FSP-USP sobre o tema

Assista os vídeos nos perfis da FSP-USP e do CRNutri no Instagram

Realização do VIII Encontro para a Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação: Coletivo Agosto Dourado na FSP-USP 2022