A  |  A+ |  A-
No 29º episódio do “Saúde É Pública”, a Profa. Elizabeth Torres elucida dúvidas sobre o café, a segunda bebida mais consumida no mundo.

As origens do cultivo do café remontam há muitos séculos, na Etiópia, país da África Oriental. Mas foi somente a partir dos árabes que essa bebida se popularizou e começou a se espalhar pelo mundo, aproximadamente pelo século 16. No Brasil, o café chegou por volta de 1730. Em meados de 1840, já era o principal produto de exportação brasileiro. A partir daí, a sua importância no país foi cada vez maior, como bem mostra a história já que, hoje, o Brasil é o maior produtor do grão e o segundo maior consumidor, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Mas será que consumir café faz mal à saúde? Assim como muitos outros alimentos que entram e saem de “moda”, o café também teve seu momento de glória e demonização. Para esclarecer tudo o que se sabe sobre a bebida, o podcast “Saúde É Pública” trouxe no seu 29º episódio uma entrevista com a professora  Elizabeth Aparecida Ferraz da Silva Torres, coordenadora do Laboratório de Componentes Alimentares e Saúde (LACAS).

Os pesquisadores do LACAS estudam as propriedades do café desde 2007 e chegaram a algumas descobertas interessantes sobre as propriedades da bebida.   

Ficou interessado? Ouça este episódio, que traz ainda uma homenagem especial ao Dia do Nutricionista, 31 de agosto.

 

O “Saúde É Pública” está disponível em diversas plataformas, incluindo Spotify e Anchor. 

Os episódios também são disponibilizados no Canal da FSP-USP no Youtube.

 

Podcast “Saúde É Pública”

Episódio 29: Café faz bem para a saúde?

Com a Profa. Elizabeth Aparecida Ferraz da Silva Torres