Celebração do Dia Mundial da Alimentação debate Comida, Água, Direitos e Equidade, nos dias 16 e 17 de outubro
Acompanhe a transmissão em: YouTube

A transmissão estará ativa na data e horário do evento.

Nos dias 16 e 17 de outubro, a Faculdade de Saúde Pública da USP recebe as tradicionais atividades em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, com o objetivo de promover a conscientização acerca da qualidade da alimentação e nutrição da população.

Neste ano, o tema do DMA será “Comida, Água, Direitos e Equidade: Celebrando o Dia Mundial da Alimentação 2023”. A cada ano é escolhido um tema para elaborar iniciativas com o objetivo de combater o problema levantado, por meio de conferências, debates e seminários.

A abertura oficial do evento acontece no dia 16 de outubro, às 14h, no anfiteatro João Yunes. Em seguida, os participantes poderão conferir a mesa “Desafios atuais para o enfrentamento da má nutrição em todas suas formas”, com a presença de Kelly Alves (Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição), Camila Maranha (UFF), Celia Patriarca (UFRJ), Elizangela Baré (USP), e a mediação de João Peres (O Joio e o Trigo). Neste dia, haverá transmissão pelo canal da FSP-USP no Youtube.

No dia 17, a mesa principal das 14h discutirá a questão da água: “Água é vida. Água é comida. Não deixar ninguém para trás”. A mesa contará com a mediação da Sumaúma Jornalismo e participação da Saúde Planetária, a Profa. Gabriela Di Giulio, o Prof. Ricardo Abramovay (Cátedra Josué de Castro) e Marussia Whately (representante da sociedade civil).

Dentre as atividades paralelas, o público poderá participar de oficinas, tendas temáticas, exibição de documentários e da feira agroecológica.

Para participar da organização das atividades como voluntário, basta realizar a inscrição pelo link: VoluntáriosDMA. Será disponibilizado certificado de participação.

Confira a programação completa:

16 de outubro: (com transmissão pelo canal da FSP-USP no Youtube).

12h às 17h | Feira Agroecológica na FSP: ao lado do prédio principal. Em caso de chuva: espaço do antigo restaurante.

Alzira Orgânicos (Agricultura familiar FLV), Ateliê Polyana Pães, Da Selva Gastronomia Regenerativa Amazônica, Horta FMUSP (Sais desidratados PANC), Instituto AUÁ (bioma mata atlântica), Mariza Comida Viva (tortas e queijo vegan crudívoro), Mercado da Suzana (biscoito de araruta), Orgânicos Cooper (exposição conceito farinhas funcionais), Padoca Pompéia (pães fermentação natural), SOS Sweet (doces)

14h | Abertura: anfiteatro João Yunes.

14h30 às 16h30 |“Desafios atuais para o enfrentamento da má nutrição em todas suas formas”, anfiteatro João Yunes.

Mediação: João Peres – O Joio e o Trigo
Desafios no enfrentamento da má alimentação – Kelly Alves – CGAN (participação remota)
Reconhecendo os determinantes comerciais e conflitos de interesses – Camila Maranha – professora UFF
Alimentação, descolonização e empoderamento da diáspora no Brasil – Celia Patriarca – UFRJ (participação remota)
Experiências e desafios em comunidades indígenas- Elizângela Baré – USP

17h às 18h | Oficina sobre compostagem + Abelhas sem ferrão, jardim da FSP.

Equipe horta da FSP e convidados: Pimp My Carroça

18h | Exibição do filme “Antes do Prato: você conhece o rosto de quem produz seu alimento?”(56′)

Debate com Instituto Kairós, Greenpeace e Prato Verde.

17 de outubro:

13h às 14h |Oficina sobre reciclagem e o aplicativo Cataki, Jardim da Faculdade.

Pimp My Carroça, participação comissão de reciclagem FSP e equipe Horta

14h às 16h | Dia Mundial da Alimentação 2023: Água é vida. Água é comida. Não deixar ninguém para trás, anfiteatro Paula Souza.

Mediação: Daniella Vianna
Saúde planetária e alimentação: qual a relação? – Aline Martins de Carvalho (FSP)
Mudanças do clima – Gabriela Di Giulio (FSP)
Prof. Pedro Roberto Jacobi (DCGCTA/IEE)
Representante da sociedade civil – Marussia Whately

16h30 às 18h | Roda de conversa: (Re)construção dos Espaços da Faculdade de Saúde Pública, jardim da FSP.

Comissão de Inclusão e Pertencimento, Coletivo Agosto Dourado, Empresa Júnior

18h às 19h | Exibição de documentário mostra Ecofalante: Meu Arado, Feminino, anfiteatro Paula Souza.

19h | Encerramento

Tendas no jardim:

Tenda da rotulagem 16 e 17 de outubro, 11h30 às 13h30 e das 17h30 às 18h30.

Tenda da água: 16 e 17 de outubro, das 16h às 17h30.