O livro digital “Educação alimentar e nutricional para a saúde planetária”, disponível gratuitamente no Portal de Livros Abertos da USP, é resultado dos conteúdos de um curso semipresencial oferecido pelo Sustentarea a mais de 250 educadores de 17 escolas da Rede Pública de Ensino de Águas de Lindóia, em 2023.
As cientistas do Sustentarea – Núcleo de Pesquisa e de Extensão da Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP)– e do Grupo de Estudos Saúde Planetária do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP) produziram os conteúdos, que discutem os sistemas alimentares atuais e propõem uma nova abordagem para educação alimentar e nutricional focada na saúde das pessoas e do planeta.
O conceito de saúde planetária permeia todos os capítulos, buscando entender a relação entre as etapas do tradicional sistema de produção alimentar e a crise climática, identificando em detalhes como as etapas de produção, colheita, armazenamento, transporte, processamento, distribuição e descarte podem causar grandes danos ambientais, sociais e de saúde. As autoras buscam sensibilizar os educadores de todos os níveis educacionais sobre os diversos temas relacionados à alimentação e à saúde planetária, além de orientar sobre atividades e projetos considerando os componentes curriculares e o contexto de cada escola.
“Com esse material, esperamos capacitar os professores a promover uma educação alimentar e nutricional de qualidade, contribuindo para a formação de indivíduos conscientes, saudáveis e comprometidos com a sustentabilidade planetária”, traz o texto introdutório da obra.
O livro contou com o apoio da professora do Departamento de Nutrição da FSP-USP Aline Martins de Carvalho, além das pesquisadoras Beatriz Machado Martins, Catarina São Martinho, Flávia Schwartzman, Jacqueline Tereza da Silva, Larissa Melina de Lázari, Mirelly dos Santos Amorim e Tatiana Camargo.
Livro digital “Educação alimentar e nutricional para a saúde planetária”
Autoras: Aline Martins de Carvalho, Beatriz Machado Martins, Catarina São Martinho, Flávia Schwartzman, Jacqueline Tereza da Silva, Larissa Melina de Lázari, Mirelly dos Santos Amorim e Tatiana Camargo
Páginas: 109 p.
Disponível no Portal de Livros Abertos da USP
