Inscrições para oficina sobre alimentação e saúde do 23º Encontro USP Escola podem ser feitas até o dia 12 de junho

No 23º Encontro USP Escola, que acontece entre os dias 17 e 21 de julho de 2023 no prédio da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, a Profa. Nágila Raquel Teixeira Damasceno, do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP), e a Profa. Ana Paula de Queiroz Mello, do curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo, ministrarão a oficina “PEDUCA – conectando Nutrição e Saúde à Escola”.

Serão oferecidas 60 vagas e 30 horas de atividades teórico-práticas sobre educação alimentar e nutricional voltada à prevenção de doenças crônicas não-transmissíveis no ambiente escolar. As inscrições para a oficina “PEDUCA – conectando Nutrição e Saúde à Escola” estarão abertas até o dia 12 de junho de 2023 (link abaixo)

O PEDUCA estará entre as mais de 40 atividades educativas promovidas pelo 23º Encontro USP Escola. As atividades são voltadas a professores da Rede de Ensino Pública do Ensino Fundamental e Médio. Para o PEDUCA, as professoras convidam a uma reflexão sobre  estratégias de abordagem no ambiente escolar da temática sobre  Alimentação,  Nutrição e Saúde.

Em seu 5º ano de atividades oferecidas gratuitamente aos educadores do estado de São Paulo, o PEDUCA, por meio de uma plataforma de capacitação de educadores e profissionais da educação pública, vem transformando ciência e teoria sobre Alimentação, Nutrição e Saúde, em atividades pedagógicas inovadoras, práticas e acessíveis ao território escolar.

A crescente prevalência de excesso de peso em crianças e adolescentes têm exigido que ações robustas e inovadoras baseadas em evidências científicas atinjam a população por meio de atividades de extensão promovidas pela universidade. A adoção de dietas inadequadas têm sido fortemente associada como um fator determinante do ganho de peso excessivo. Esse perfil é particularmente preocupante entre crianças e adolescentes, pois a obesidade pode dar origem a outros problemas de saúde, como hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares, impactando negativamente na saúde, na frequência escolar e na capacidade de aprendizagem dos estudantes. Neste sentido, é relevante a discussão deste tema no ambiente escolar de forma a promover conhecimento que possa levar a melhoria das escolhas alimentares de toda a comunidade.

Os interessados podem se inscrever pelo link:

Mais informações também constam no site do Encontro USP Escola: