A  |  A+ |  A-
Sustentarea tem estudos apresentados na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas

A Profa. Aline Martins de Carvalho, do Departamento de Nutrição da FSP-USP, apresentou dois trabalhos produzidos pelo Sustentarea, no painel “Ambições e Desafios para a Adaptação”, da 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontece em Sharm El Sheikh (Egito). A apresentação, realizada de forma remota, aconteceu no dia 11 de novembro, como parte do painel promovido pelo Brazil Climate Action Hub.

Os dois estudos foram desenvolvidos com apoio do WWF-Brasil. O Sustentarea é um dos Núcleos de Apoio à Cultura e Extensão (NACE) da USP, sendo sediado na FSP-USP. Aline, que é uma das coordenadoras do núcleo, abordou o aprimoramento do índice de avaliação de sistemas alimentares, com o trabalho “Índice Multidimensional de Sistemas Alimentares Sustentáveis Revisado para o Brasil” . O estudo ressalta a importância de indicadores padronizados para avaliar a cadeia produtiva do cultivo e comercialização de alimentos. O relatório descreve a evolução de quatro domínios em todos os estados brasileiros: social, econômico, ambiental e nutricional. Como resultado, o estudo atualiza o índice MISFS e identifica as diferenças entre regiões geográficas distintas, o que se revela essencial para distinguir áreas com necessidade de melhoria.

O outro trabalho apresentado, intitulado  “Pop ou papo? Um estudo sobre o impacto da agropecuária no Centro-oeste brasileiro”, foca a expansão agrícola no Centro-oeste brasileiro nas últimas décadas. Trata-se de numa nota técnica sobre o impacto ambiental e socioeconômico da agropecuária nessa região. A pesquisa utilizou bases de dados de acesso público para comparar fatores como Produto Interno Bruto (PIB), taxa de emissão de emissão de gases do efeito estufa e a proporção de terras administradas por latifundiários e sistemas familiares. Como conclusões, o estudo confirma que o sistema atual favorece a concentração de terras e ainda que os modos tradicionais de produção, os ecossistemas e os empregos rurais estão ameaçados.

O painel da Brazil Climate Action Hub foi gravado e está disponível neste link. (Confira na minutagem de 1:21’23” a 1:36’25”)