A  |  A+ |  A-
Dois pesquisadores do Nupens-USP estão entre os melhores cientistas do mundo, segundo ranking

O professor Carlos Monteiro, docente sênior do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, e Renata Levy, doutora pela FSP e pesquisadora do Nupens-USP estão na lista do portal acadêmico Research.com, que classificou os melhores cientistas do mundo segundo o ranking. 

Foram escolhidos 980 cientistas brasileiros, dentre os quais 236 fazem parte da USP. A posição de cada pesquisador é baseada no chamado D-index (Discipline H-index), que considera exclusivamente número de artigos e quantidade de citações para cada disciplina examinada. Para fazer a seleção, foram combinados dados bibliométricos de várias fontes, incluindo OpenAlex e CrossRef. As informações foram coletadas em dezembro de 2022.

O portal apresenta, ainda, o ranking das melhores universidades por área e por país. Nessa classificação, a USP é a primeira instituição brasileira em 16 áreas.

Segundo a plataforma, a iniciativa visa “inspirar acadêmicos, empresas e órgãos administrativos em todo o mundo a examinar para onde os principais especialistas estão indo e fornecer uma ferramenta para que toda a comunidade científica conheça quem são os principais especialistas em áreas específicas de estudo, em diferentes países, ou mesmo dentro de instituições de pesquisa”.

 

 

Adaptado do Jornal da USP