Programa Cozinhas & Infâncias fecha 2023 com aula teórica e atividades práticas na Cozinha Didática da FSP-USP

A Faculdade de Saúde Pública da USP, em parceria com o Instituto Comida e Cultura (ICC) e a Prefeitura Municipal de São Paulo, realizaram o encerramento das atividades do ano de 2023 do Programa Cozinhas & Infâncias. As atividades aconteceram na Cozinha Didática da Faculdade de Saúde Pública da USP no dia 23 de novembro, das 10h às 12h (aula teórica) e das 14h às 17h (aula prática na cozinha). Durante a aula teórica, a professora Betzabeth Slater Villar, coordenadora do programa, abordou a importância de se cozinhar o seu próprio alimento aos professores participantes. Em seguida, eles tiveram a oportunidade de cozinhar pratos que foram discutidos ao longo do programa.

A parceria já propiciou a formação de 600 educadores, entre professores, nutricionistas e gestores escolares, além de servidores da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Em 2024,  o programa deve estender a iniciativa às merendeiras da mesma rede.  O Programa de formação docente Cozinhas & Infância faz parte das atividades de Cultura e Extensão Universitária da FSP-USP. Nessa atividade, realizada por dois semestres consecutivos no Laboratório e Cozinha Didática de Procedimento e Técnica Culinária Aplicada à Nutrição (PTCAN), os cursos agregam professores da Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo, pesquisadores e profissionais das áreas da educação e comunicação.

“No ambiente da cozinha, nossas alunas de pós-graduação – no momento, Ariela Doctors e Isabela Dallacqua- e eu, passamos informações sobre a culinária como prática e competência emancipatória para promoção da alimentação adequada e saudável (PAAS)”, afirma a coordenadora do laboratório, professora Betzabeth Slater Villar, do Departamento de Nutrição da FSP-USP.

O programa busca aproximar educadores do rico universo dos alimentos, além de apoiá-los nas atividades da escola. As aulas práticas acontecem na Cozinha Didática, com transmissão online pela plataforma da Cozinha Didática, como forma de acolher o número expressivo de cursistas. Todos os participantes são destacados pela Secretaria Municipal de Educação diretamente de seu corpo docente, administrativo e consultivo.

“Nós professores reconhecemos as dimensões históricas, afetivas e culturais da alimentação. Aqui na Cozinha compartilhamos muitos conhecimentos, mas também saberes e vivências sobre como transformar alimentos que a natureza nos proporciona em deliciosas preparações culinárias”, afirma a professora Betzabeth.

Para Maria de Fátima de Brum Cavalheiro, coordenadora geral da Coordenadoria de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, “esta formação reforça o papel das unidades educacionais como espaços de promoção e garantia do direito à alimentação saudável e adequada, aprendizado e bem-estar de bebês, crianças, jovens e adultos”.

Sobre o laboratório

Oficinas culinárias da Cozinha Didática promovem a importância de produzir o próprio alimento. Foto: Divulgação/FSPUSP

O Laboratório e Cozinha Didática de Procedimento e Técnica Culinária Aplicada à Nutrição, coordenado pela professora Betzabeth Slater Villar, é um ambiente didático para ministrar as aulas da disciplina PTCAN, cujo objetivo é desenvolver habilidades culinárias inerentes à prática profissional de maneira a promover a saúde e o bem estar da população, respeitando a cultura, sociedade e meio ambiente.

O espaço desenvolve atividades voltadas à comunidade da FSP-USP em parcerias com instituições conveniadas. Recentemente, os pesquisadores realizaram uma oficina com a população em situação de rua com o objetivo de promover a capacitação profissional e o resgate da cidadania. Os alunos visitaram um assentamento e centros de distribuição de alimentos visando a introdução de alimentos agroecológicos nas práticas da cozinha didática.

Professora Betzabeth Slater Villar, coordenadora do PTCAN. Foto: Divulgação/FSPUSP

Professoras na Cozinha Didática da FSP-USP. Foto: Lucas Slater.

Professora Betzabeth Slater Villar realiza aula teórica para professores inscritos no Programa. Foto: Divulgação FSP/USP

Encerramento Programa Cozinhas & Infâncias (somente para professores inscritos)
Data: 23 de novembro de 2023
Horário: das 10h às 12h (aula teórica) e das 14h às 17h (aula prática na cozinha)