Patrícia Jaime fala sobre comensalidade em entrevista para podcast do Jornal da USP

Patrícia Constante Jaime, professora do Departamento de Nutrição e coordenadora acadêmica da Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis, participa do episódio 14 do podcast Alimentação e Sustentabilidade para o Jornal da USP. Ela explica o que é comensalidade e qual a importância desse hábito para uma alimentação saudável.

Segunda a professora, comensalidade é o ato de partilhar alimentos e refeições, uma interação social durante as refeições, que envolve o compartilhamento daquilo que é consumido. “A ideia de comensalidade é importante porque ela traz um aspecto crucial da alimentação, que é o como comemos. É comum falarmos sobre o que comemos, mas temos dado pouca atenção aos modos de comer”, diz Patrícia Jaime.

Atualmente, por conta de distrações durante as refeições, como televisão e celular, não há tempo para uma refeição adequada e sem dedicação ao que estamos ingerindo ou às pessoas ao nosso redor.  Como relata Patrícia, isso faz com que as pessoas ingerem a comida mais rapidamente e, consequentemente, corram o risco de consumir mais do que o necessário, uma vez que o organismo leva um tempo para proporcionar a sensação de saciedade.

“Comer diante da TV, escolhendo alimentos de fácil consumo no sofá, é completamente distinto de quando nos alimentamos em companhia, à mesa, de preferência após preparar a receita com um parceiro ou com a família”, explica a professora sobre os impactos positivos da comensalidade.

Para conferir a entrevista, acesse “Alimentação e Sustentabilidade #14: Comensalidade”

A entrevista para o podcast também rendeu uma matéria para o Jornal da USP no ar 1° edição. Confira em “Comer em família faz bem para a saúde”