A  |  A+ |  A-
Professor Carlos Augusto Monteiro é homenageado com o Prêmio USP Trajetória pela Inovação

O professor emérito da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP), Carlos Augusto Monteiro, foi um dos cinco docentes agraciados com o Prêmio USP Trajetória pela Inovação – 4ª edição. A premiação, promovida pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) e pela Agência USP de Inovação (Auspin), foi entregue em cerimônia realizada no dia 18 de junho, na Sala do Conselho Universitário da USP, com a presença de diversas autoridades, como o diretor da FSP-USP, José Leopoldo Ferreira Antunes, e a vice-diretora, Patrícia Constante Jaime.

Criado em 2016, o Prêmio USP Trajetória pela Inovação tem como objetivo reconhecer e valorizar as ações dos docentes da Universidade que se destacaram, ao longo de suas atividades acadêmicas, na produção de inovações científicas, tecnológicas ou culturais, contribuindo para a excelência institucional e para o desenvolvimento socioeconômico do País.

Coordenador emérito do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens), o professor Carlos Monteiro é internacionalmente reconhecido pela liderança na criação da classificação NOVA, que categoriza os alimentos com base no grau de processamento. Essa proposta inovadora alterou profundamente a forma como a ciência da nutrição compreende a relação entre alimentação e saúde. O conceito de alimentos ultraprocessados, desenvolvido a partir dessa classificação, influenciou diretamente políticas públicas no Brasil e em diversos países, contribuindo para avanços na regulação de alimentos e promoção da alimentação saudável.

Com uma trajetória de impacto científico e social, o professor é membro da Academia Brasileira de Ciências, atua em comitês de especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e foi reconhecido como um dos pesquisadores mais citados do mundo na área de ciências sociais. Também é um dos editores-chefes da Revista de Saúde Pública, uma das mais importantes publicações acadêmicas da área.

Além de Monteiro, foram homenageados nesta edição do prêmio os professores Norberto Peporine Lopes (FCFRP), Humberto Gomes Ferraz (FCF), Carlos Roberto Ribeiro de Carvalho (FM) e Regina Pekelmann Markus (IB).