A  |  A+ |  A-
Estudo NutriNet Brasil celebra 5 anos com mais de 100 mil participantes, no dia 13 de outubro

Evento comemorativo no dia 13 de outubro celebra os 5 anos do Estudo Nutrinet Brasil, que conta atualmente com mais de 100 mil participantes. O encontro acontece no anfiteatro João Yunes, das 14h às 18h,  com representantes da academia, governo e sociedade civil e será marcado pelo lançamento de uma coletânea com os primeiros resultados da pesquisa, fruto de diversas análises. 

Desde janeiro de 2020, pesquisadores do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (Nupens), ligado à FSP-USP, investigam o consumo alimentar e o estado de saúde de mais de 115.586 participantes. O resultado dos 5 anos de estudo está reunido na coletânea NutriNet Brasil – 5 anos de estudos publicados (2020-2025). São análises e inovações produzidas pela equipe do estudo ao longo de sua trajetória. A publicação marca um ciclo de consolidação científica do maior estudo sobre alimentação e saúde já realizado no país, que conta com mais de 115 mil participantes em todo o território nacional.

Os participantes da pesquisa são de várias regiões do país e preenchem questionários online a cada três meses, contendo perguntas sobre alimentação, saúde e outros hábitos de vida, a partir de uma  plataforma desenvolvida especialmente para a pesquisa.

Os dados do NutriNet também já foram utilizados em 17 teses, dissertações e outros trabalhos acadêmicos. Atualmente, o NutriNet Brasil conta com uma equipe de mais de 30 cientistas. São investigados os padrões de alimentação das pessoas cadastradas e os riscos de desenvolverem diversas condições crônicas de saúde, como obesidade, hipertensão, colesterol elevado, diabetes, doenças cardiovasculares, câncer e depressão. 

O professor Emérito da FSP-USP, Carlos Monteiro, pesquisador-fundador do Nupens USP e um dos coordenadores da pesquisa, relata ser a primeira vez no Brasil que um estudo de larga escala acompanha de forma contínua a alimentação de milhares de brasileiros.

“O NutriNet Brasil já nos trouxe evidências robustas sobre os impactos da dieta no risco de doenças crônicas e seguirá produzindo conhecimento essencial para orientar ações de saúde pública”, diz o cientista.

Segundo Monteiro, o estudo só é possível porque milhares de brasileiros aceitaram colaborar com a ciência. “Celebrar cinco anos é reconhecer essa parceria e reforçar o convite para que mais pessoas se juntem ao estudo, ajudando a construir um futuro mais saudável para o país”, reforça.

Segundo Maria Laura da Costa Louzada, vice-coordenadora do Nupens USP e também coordenadora do projeto, um dos ganhos do estudo é a contribuição para a formação de novos pesquisadores e o fortalecimento da pesquisa acadêmica.

“O Nupens comemora a data reunindo pesquisadores, pós-graduandos e graduandos para apresentar análises em andamento, fomentar discussões e debates sobre os avanços do estudo e o uso de evidências científicas na formulação de políticas públicas — com convidada internacional —, bem como estimular o engajamento de jovens talentos, promover intercâmbios científicos e a articulação de parcerias”, diz.

 

Programação (acesse)

Além de uma mesa de abertura com representantes institucionais da FSP-USP e financiadores do estudo, o evento contará com uma conferência de Carlos Monteiro, que apresentará uma visão geral dos resultados e perspectivas do estudo, e de Camila Corvalán (Universidade do Chile), que discutirá as contribuições de estudos epidemiológicos para a formulação de políticas públicas de saúde e nutrição na América Latina.

A agenda também conta com Maria Laura da Costa Louzada na coordenação das sessões temáticas, que reúnem trabalhos em andamento de doutorandos, pós-doutorandos e jovens pesquisadores, utilizando diferentes métodos, sobre questões centrais da epidemiologia nutricional, como o impacto do consumo de ultraprocessados na hipertensão, no ganho de peso e em diferentes doenças crônicas. 

As apresentações também abordarão intervenções digitais para a promoção da alimentação saudável, os efeitos das novas normas de rotulagem e a análise de multimorbidades na população do NutriNet.

O evento conta com o apoio  da  Comunidade de Prática América Latina e Caribe Nutrição e Saúde (Colansa) e da Umane, e o NutriNet Brasil tem financiamento do CNPq/Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, DCIT/Ministério da Saúde, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Umane.   

Sobre o Nupens USP

O Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens) é um órgão de integração da Universidade de São Paulo (USP) e foi criado em 1990 com a finalidade de estimular e desenvolver pesquisas populacionais em nutrição e saúde. O grupo é reconhecido mundialmente pelo desenvolvimento da classificação Nova de alimentos e por cunhar o termo “ultraprocessados” no Brasil e no mundo. 

 

5 anos do NutriNet Brasil
Programação: clique aqui
Data: 13 de outubro de 2025
Horário: 14h às 18h
Local: anfiteatro João Yunes – Faculdade de Saúde Pública da USP
Evento aberto e gratuito.
Será oferecido certificado aos participantes. Inscrições: https://forms.gle/r1uk7bDonKTUsCN99