Reportagem do Jornal Nacional da TV Globo, publicada do dia 16 de outubro de 2024, em celebração ao Dia Mundial da Alimentação, ressalta as pesquisas e conhecimentos na área da alimentação e nutrição produzidas na Faculdade de Saúde Pública da USP. Carlos Monteiro, Professor Sênior pelo Departamento de Nutrição da FSP-USP, criador da classificação NOVA de alimentos, é entrevistado na matéria.
Monteiro ressalta a importância do consumo dos alimentos in natura, ou seja, que têm origem diretamente da natureza. “Os alimentos naturais são combinações de carboidratos, proteínas, fibras, vitaminas, minerais que a natureza faz, ela constrói, e são esses os alimentos adequados para os nossos sistemas biológicos. Por isso cozinhar é tão importante. Preparar os alimentos é muito importante”, afirma Monteiro.
O pesquisador e médico britânico Chris van Tulleken, também citado na reportagem, afirma que o estudo brasileiro mudou o paradigma da alimentação no mundo. A equipe liderada por Monteiro separou os alimentos em quatro grupos, sendo eles: in natura ou minimamente processados, ingredientes culinários, processados e ultraprocessados. As recomendações foram adotadas pelo Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde. A medida fez com que as escolas passassem a servir refeições mais saudáveis para os alunos. Graças a isso, hoje o Brasil é visto como referência em alimentação saudável.
A matéria do JN cita levantamento recente mostrando que a má alimentação custa mais de R$ 9 bilhões por ano ao SUS, porque esse hábito provoca doenças como diabetes, obesidade e hipertensão.
Veja a reportagem completa em: “Brasil é inspiração para pesquisas científicas em vários países do mundo quando o assunto é alimentação saudável”
Imagem na home: reprodução/Jornal Nacional