A  |  A+ |  A-
“Brasil é inspiração para pesquisas científicas em vários países do mundo quando o assunto é alimentação saudável”, mostra reportagem do JN

Reportagem do Jornal Nacional da TV Globo, publicada do dia 16 de outubro de 2024,  em celebração ao Dia Mundial da Alimentação, ressalta as pesquisas e conhecimentos na área da alimentação e nutrição produzidas na Faculdade de Saúde Pública da USP. Carlos Monteiro, Professor Sênior pelo Departamento de Nutrição da FSP-USP, criador da classificação NOVA de alimentos, é entrevistado na matéria.

Monteiro ressalta a importância do consumo dos alimentos in natura, ou seja, que têm origem diretamente da natureza. “Os alimentos naturais são combinações de carboidratos, proteínas, fibras, vitaminas, minerais que a natureza faz, ela constrói, e são esses os alimentos adequados para os nossos sistemas biológicos. Por isso cozinhar é tão importante. Preparar os alimentos é muito importante”, afirma Monteiro.

O pesquisador e médico britânico Chris van Tulleken, também citado na reportagem, afirma que o estudo brasileiro mudou o paradigma da alimentação no mundo. A equipe liderada por Monteiro separou os alimentos em quatro grupos, sendo eles: in natura ou minimamente processados, ingredientes culinários,  processados e ultraprocessados. As recomendações foram adotadas pelo Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde. A medida fez com que as escolas passassem a servir refeições mais saudáveis para os alunos. Graças a isso, hoje o Brasil é visto como referência em alimentação saudável.

A matéria do JN cita levantamento recente mostrando que a má alimentação custa mais de R$ 9 bilhões por ano ao SUS, porque esse hábito provoca doenças como diabetes, obesidade e hipertensão.

Veja a reportagem completa em: “Brasil é inspiração para pesquisas científicas em vários países do mundo quando o assunto é alimentação saudável”

 

Imagem na home: reprodução/Jornal Nacional