A  |  A+ |  A-
Sequência de aulas abordam as definições e aplicações do sistema de classificação de alimentos NOVA nos dias 7, 14 e 21 de junho

Durante os dias 7, 14 e 21 de junho, a Cátedra Josué de Castro, em conjunto com o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (NUPENS/USP), promoverão uma sequência de aulas para tratar do sistema de classificação NOVA para alimentos.

O NUPENS/USP foi pioneiro na categorização de alimentos baseada em como e por que os produtos alimentícios são submetidos a processamentos industriais antes de serem adquiridos ou consumidos. A classificação  NOVA assume que a extensão e o propósito do processamento a que alimentos são submetidos determinam não apenas seu conteúdo em nutrientes, mas outros atributos com potencial de influenciar o risco de obesidade e de várias outras doenças relacionadas à alimentação.

A pós-doutoranda na Faculdade de Saúde Pública, Ana Paula Bortoletto, e pesquisadora do NUPENS/USP é a coordenadora do evento. A mediação dos três dia será realizada por ela e a doutoranda Giovanna Calixto.

Nos três dias, as aulas serão transmitidas canal da Faculdade de Saúde Pública da USP no YouTube, e haverá certificado de participação. 

 

Módulo 1

Data: 7 de junho

Horário: das 16h às 19h

No primeiro dia do evento será apresentado o sistema de classificação NOVA, incluindo a definição dos grupos e as evidências científicas produzidas a respeito do impacto no consumo de alimentos ultraprocessados na saúde humana e meio ambiente. E ainda, será discutida a aplicação da classificação NOVA no Modelo de Perfil de nutrientes da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS).

Tereza Campello da Cátedra Josué de Castro também estará presente na primeira aula como mediadora, e a participação será de Maria Laura Louzada do NUPENS/USP

 

Módulo 2

Data: 14 de junho

Horário: das 16h às 19h

A segunda aula apresentará um cronograma histórico da criação e implementação do Guia Alimentar para a População e Brasileira e sua influência e suporte na criação de outras políticas públicas. Serão apresentadas as políticas que restringem a distribuição, comércio e consumo de alimentos ultraprocessados.

Daniela Canella do NUPENS/USP, e Patrícia Jaime da Cátedra serão as participantes.

 

Módulo 3

Data: 21 de junho

Horário: das 16h às 19h

E por fim, o terceiro dia apresentará aos alunos os materiais disponíveis para profissionais da saúde e professores com o objetivo de auxiliar tais profissionais a promover uma alimentação saudável e adequada seguindo os conceitos do Guia Alimentar.

Nessa ocasião, a participação será de Cláudia Tramontt do NUPENS/USP