A  |  A+ |  A-
Podcast Comida que Sustenta reflete sobre os sistemas alimentares da região Norte em seu 6º episódio principal

O podcast Comida que Sustenta lançou nesta semana o 6º programa principal da terceira temporada. O episódio deste mês encerra com a região Norte a série de programas voltadas para a discussão sobre os sistemas alimentares de cada pedaço do país, com base no estudo do Índice Multidimensional para Sistemas Alimentares Sustentáveis Revisado (MISFS-R).

De acordo o MISFS-R, o Norte, assim como outras regiões do Brasil, possui características marcantes e preocupantes como a insegurança alimentar na população, que tem sofrido com o baixo acesso aos alimentos o que leva aos altos índices de desnutrição infantil, além de uma dieta pouco diversa, apesar do país possuir uma grande biodiversidade com tradições culinárias tão ricas.

Para debater esse assunto cheio de complexidades e peculiaridades, o podcast conta com a participação especial da agrônoma e pesquisadora paraense, Suany Machado da Silva. Atualmente, Suany é doutoranda e integrante do Centro de Referência em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (CERESAN), e tem como tema de pesquisa a “Alimentação, Sistemas Alimentares, Movimentos Populares e Amazônia”.

O episódio ainda recebe Tatiana Deane de Abreu Sá, agrônoma que atua como pesquisadora na Embrapa Amazônia Oriental desde 1972, em linhas de pesquisa associadas a Agrometeorologia, Ecofisiologia Vegetal e Agroecologia.

Além disso, o Comida que Sustenta traz os quadros ‘Sustentarea Indica’, em que as convidadas compartilham dicas de conteúdos para quem quer se aprofundar no assunto, e o “E aí bora cozinhar?”, com uma receita fácil e típica da região Norte: cuscuz de tapioca.

Para conferir esse e os demais episódios acesse o site ou canal do Sustentarea no Youtube, além de diferentes agregadores de podcasts como o Spotify, o Google Podcasts e o Orelo – plataforma que remunera os criadores de podcasts. Aproveite para seguir o Sustentarea nas redes sociais e ficar por dentro de tudo que acontece no Núcleo de Extensão.