02 A 06 DE FEVEREIRO DE 2026
O curso será realizado de
02 a 06 de fevereiro de 2026,
das 8h às 12h
No campus
da Faculdade de Saúde Pública
(FSP-USP)
Este curso apresenta e convida a refletir sobre os principais debates globais acerca dos sistemas alimentares contemporâneos, com ênfase em sustentabilidade, crise climática e particularidades do contexto brasileiro. Além das discussões teóricas facilitadas por professores e pesquisadores da USP com experiência internacional e de diferentes áreas do conhecimento, os alunos terão a oportunidade de participar de uma experiência prática em comunicação científica multiplataforma junto aos diferentes grupos de trabalho do núcleo de extensão e pesquisa Sustentarea, que desde 2012 se dedica à promoção de uma alimentação sustentável fundamentada em evidências científicas. O curso combina teoria e prática para capacitar os alunos a se tornarem agentes de mudança no campo dos sistemas alimentares sustentáveis em seus próprios territórios.
As professoras que fizeram da última edição um verdadeiro sucesso retornam para esta jornada de aprendizado
Dra. Aline M. de Carvalho
Dra. Jennifer H. Tanaka
Dra. Nadine M. N. Galbes
Dra. Mariana H. Ueta
Aline Martins de Carvalho
Nutricionista, Mestre e Doutora em Nutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP).
Pós-doutora em Alimentação e Sustentabilidade pela University of Michigan (Estados Unidos). Professora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública.
Jennifer Harumi Tanaka
Nutricionista (FSP/USP). Mestre e Doutora em Ciências Sociais na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ). Pós-Doutoranda na Universidade de Catânia (Itália)
Nadine Marques Nunes Galbes
Nutricionista (FSP/USP). Especialista em Psicobiologia e Exercício (Unifesp). Mestra em Nutrição em Saúde Pública e Doutora em Saúde Pública, com enfoque no nexo Nutrição – Sustentabilidade (FSP/USP). Pesquisadora assistente na Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis da FSP/USP.
Mariana Hase Ueta
Socióloga, Doutora em Ciências Sociais pela UNICAMP. Atua na área de tecnologias alimentares emergentes e sustentabilidade, com foco em agricultura celular na Universidade Wageningen (Holanda).
PROGRAMAÇÃO
2 de fevereiro de 2026
Aline Martins de Carvalho
Apresentação
Nadine Marques
Reducionismo e holismo: da construção científica aos discursos de atores sociais chave nos sistemas alimentares
Descubra como diferentes formas de pensar a ciência — do reducionismo ao holismo — moldaram a nutrição e os discursos atuais sobre alimentação!
Nesta aula, você vai:
Uma imersão teórica e prática para quem quer entender — e analisar — os discursos que moldam a alimentação hoje!
3 de fevereiro de 2026
Aline Martins de Carvalho
Avaliação quantitativa de sistemas alimentares e clima/mudanças climáticas
Aprenda a medir e compreender o impacto ambiental dos sistemas alimentares de forma prática e acessível!
Nesta aula, você vai:
Uma experiência dinâmica para quem quer unir dados, clima e alimentação em análises que fazem a diferença!
4 de fevereiro de 2026
Mariana Hase Ueta
Pesquisa qualitativa e temporalidades de transformação: Pensando a alimentação através das gerações
Mergulhe nas histórias, práticas e mudanças dos sistemas alimentares ao longo do tempo — e aprenda a estudá-las com métodos qualitativos!
Nesta aula, você vai:
Uma vivência envolvente que conecta ciência, histórias e comunicação para compreender a alimentação em suas múltiplas gerações.
5 de fevereiro de 2026
Giovanna Garrido & Letícia Sampaio
Ferramentas lúdicas para multiplicar conhecimentos e transformar os sistemas alimentares
Descubra como o lúdico pode ser uma poderosa ferramenta para educar, inspirar e transformar!
Nesta aula, você vai:
Uma aula criativa e inspiradora para quem acredita que aprender brincando também transforma o mundo!
6 de fevereiro de 2026
Jennifer Tanaka
Misturando teoria, prática e metodologia: Receitas, ingredientes e modos de fazer sustentáveis
Descubra como a culinária pode atuar como uma tecnologia social que conecta cultura, meio ambiente e política — e como isso transforma os sistemas alimentares!
Nesta aula, você vai:
Uma vivência prática e colaborativa que usa a cozinha como espaço de aprendizagem e transformação.
CONVIDADOS & EQUIPE
Giovanna Garrido
Nutricionista. Mestra e doutoranda em Nutrição em São Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP). Desinger de jogos. Pesquisadora em nutrição, sistemas alimentares sustentáveis e sindemia global.
Laís Dias
Nutricionista especializada em Nutrição em Saúde Cardiovascular pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC). Mestra em Nutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP com o tema de sistemas alimentares e sindemia global, e mentora do grupo que produz o “Comida que Sustenta”, podcast do Núcleo de Pesquisa e Extensão Sustentarea.
Fernanda Gomes
Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista no grupo de pesquisa em Sindemia Global da FSP/USP, co-líder do grupo de Comunicação Científica do Sustentarea/USP e trabalhando com consultoria à Global Alliance for Improved Nutrition (GAIN).
Gabriela Rigote
Nutricionista. Mestra em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP/USP). É mentora e lidera o grupo de trabalho Vivências Biodiversas, que conduz ações de promoção de alimentação saudável e sustentável. Pesquisadora na área de Nutrição em Saúde Pública com ênfase em sistemas alimentares e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Letícia Sampaio
Graduanda em Nutrição pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP). Bolsista do Sustentarea e membra do grupos de trabalho Vivências Biodiversas e Comunicação CIentífica.