projeto
Saúde Planetária nas Escolas é um projeto do Sustentarea que tem como objetivo pesquisar e orientar professores e demais profissionais das instituições de ensino para discutirem e promoverem atividades educativas sobre alimentação saudável e sustentável com seus alunos.
A primeira iniciativa do projeto foi o curso híbrido Educação Alimentar e Nutricional para Saúde Planetária oferecido para mais de 280 professores de 18 escolas vinculadas à Secretaria de Educação de Águas de Lindóia, cidade localizada a 160km da capital paulista.
O curso foi planejado por professores, estudantes e nutricionistas da USP, da UFRGS, da UNIFESP e da UNIP. Contou também com apoio de uma consultora da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) e um grupo de professores de Águas de Lindóia que ajudou na adequação do formato e linguagem do curso.
O conteúdo programático foi divido em 6 partes
Na primeira unidade, dialogamos a partir de um olhar ampliado para a alimentação
Alimentação e Sistemas Alimentares como Temas Contemporâneos Transversais
Educação Alimentar e Nutricional: Fundamentos e Primeiros Passos do Planejamento
Discussão sobre Saúde planetária, DHAA, SAN e ODS - qual a relação?
Educação Alimentar e Nutricional para a Saúde Planetária no cotidiano escolar
Programa Nacional de Alimentação Escolar e experiências exitosas
Na primeira unidade, dialogamos a partir de um olhar ampliado para a alimentação
Educação Alimentar e Nutricional: Fundamentos e Primeiros Passos do Planejamento
Educação Alimentar e Nutricional para a Saúde Planetária no cotidiano escolar
Alimentação e Sistemas Alimentares como Temas Contemporâneos Transversais
Discussão sobre Saúde planetária, DHAA, SAN e ODS - qual a relação?
Programa Nacional de Alimentação Escolar e experiências exitosas
Cada unidade apresentava uma parte online que continha uma apostila teórica, exercícios de fixação e fórum para dúvidas e trocas de experiências, e uma parte presencial que era uma atividade prática em grupo. As atividades práticas faziam parte dos HTPC – Horários de Trabalho Pedagógico Coletivo em que os professores e coordenadores devem se reunir para planejar, discutir e analisar as aulas, além de propor soluções para atender às necessidades educacionais.
Dessa forma, as atividades práticas compunham parte da carga horária semanal dos profissionais. Nas 6 atividades práticas propostas, eles foram incentivados a discutir entre si a construção de um projeto educativo sobre alimentação e saúde planetária para, se assim desejarem, aplicarem o projeto em suas escolas.
O Sustentarea também promoveu ao longo da jornada da “Educação Alimentar e Nutricional para Saúde Planetária” 3 encontros presenciais para maior conexão dos professores com o tema e com a equipe.
A cada apostila e exercício de fixação concluído, os professores recebiam um emblema e, para as atividades práticas, uma devolutiva para o aprimoramento do projeto. Ao final do curso, espera-se que os professores tenham aumentado seus conhecimentos, habilidades e práticas em educação alimentar e nutricional para saúde planetária, além de terem construído um projeto aplicável à unidade escolar e capaz de promover conhecimento, conscientização e inspiração para um maior envolvimento das crianças, dos jovens e da comunidade, com as temáticas sustentáveis.
Confira abaixo os depoimentos dos organizadores e colaboradores que desenvolveram o curso:
O projeto é inovador, muito bem planejado e executado. Vivenciar o desafio e superar obstáculos ao longo do processo proporcionou um grande aprendizado e despertou a reflexão de um número expressivo de professores da rede pública de ensino. É o conhecimento cientifico sendo utilizado pela sociedade para a promoção de qualidade de vida.
Desenvolver o curso foi uma experiência gratificante e enriquecedora, minha admiração pela pedagogia cresceu ainda mais, porque os professores conseguem dinamizar o conhecimento de forma lúdica, aproximando a teoria da prática e, proporcionando aos alunos reflexões sobre a importância da saúde planetária através da alimentação.
Acreditamos que essa experiência do curso aproximou os atores locais do PNAE em torno do objetivo que temos em comum - o desenvolvimento dos alunos, chamou a atenção de todos para o tema 'Saúde Planetária' e foi uma excelente oportunidade para início e continuidade de ações transdisciplinares que promovam a vida com qualidade.
O sistema alimentar atual está intimamente ligado à crise climática, com várias etapas causando danos ambientais, sociais e de saúde. Contudo, a conscientização e a educação podem mudar isso. As escolas têm um papel vital ao desenvolver habilidades para uma cidadania consciente, incluindo a compreensão dos processos alimentares e práticas saudáveis. O livro “Educação Alimentar e Nutricional para a Saúde Planetária” busca sensibilizar educadores para promover uma alimentação sustentável, contribuindo para a formação de indivíduos comprometidos com a sustentabilidade.