projeto

Saúde Planetária

nas Escolas

O Projeto

Saúde Planetária nas Escolas é um projeto do Sustentarea que tem como objetivo pesquisar e orientar professores e demais profissionais das instituições de ensino para discutirem e promoverem atividades educativas sobre alimentação saudável e sustentável com seus alunos.

Atuação

A primeira iniciativa do projeto foi o curso híbrido Educação Alimentar e Nutricional para Saúde Planetária oferecido para mais de 280 professores de 18 escolas vinculadas à Secretaria de Educação de Águas de Lindóia, cidade localizada a 160km da capital paulista. 

O curso foi planejado por professores, estudantes e nutricionistas da USP, da UFRGS, da UNIFESP e da UNIP. Contou também com apoio de uma consultora da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) e um grupo de professores de Águas de Lindóia que ajudou na adequação do formato e linguagem do curso.

IMG_6481

O conteúdo programático foi divido em 6 partes

UNIDADE 1

Na primeira unidade, dialogamos a partir de um olhar ampliado para a alimentação

UNIDADE 4

Alimentação e Sistemas Alimentares como Temas Contemporâneos Transversais

UNIDADE 2

Educação Alimentar e Nutricional: Fundamentos e Primeiros Passos do Planejamento

UNIDADE 5

Discussão sobre Saúde planetária, DHAA, SAN e ODS - qual a relação?

UNIDADE 3

Educação Alimentar e Nutricional para a Saúde Planetária no cotidiano escolar

UNIDADE 6

Programa Nacional de Alimentação Escolar e experiências exitosas

UNIDADE 1

Na primeira unidade, dialogamos a partir de um olhar ampliado para a alimentação

UNIDADE 2

Educação Alimentar e Nutricional: Fundamentos e Primeiros Passos do Planejamento

UNIDADE 3

Educação Alimentar e Nutricional para a Saúde Planetária no cotidiano escolar

UNIDADE 4

Alimentação e Sistemas Alimentares como Temas Contemporâneos Transversais

UNIDADE 5

Discussão sobre Saúde planetária, DHAA, SAN e ODS - qual a relação?

UNIDADE 6

Programa Nacional de Alimentação Escolar e experiências exitosas

Cada unidade apresentava uma parte online que continha uma apostila teórica, exercícios de fixação e fórum para dúvidas e trocas de experiências, e uma parte presencial que era uma atividade prática em grupo. As atividades práticas faziam parte dos HTPC – Horários de Trabalho Pedagógico Coletivo em que os professores e coordenadores devem se reunir para planejar, discutir e analisar as aulas, além de propor soluções para atender às necessidades educacionais.

Dessa forma, as atividades práticas compunham parte da carga horária semanal dos profissionais. Nas 6 atividades práticas propostas, eles foram incentivados a discutir entre si a construção de um projeto educativo sobre alimentação e saúde planetária para, se assim desejarem, aplicarem o projeto em suas escolas. 

O Sustentarea também promoveu ao longo da jornada da “Educação Alimentar e Nutricional para Saúde Planetária” 3 encontros presenciais para maior conexão dos professores com o tema e com a equipe.

A cada apostila e exercício de fixação concluído, os professores recebiam um emblema e, para as atividades práticas, uma devolutiva para o aprimoramento do projeto. Ao final do curso, espera-se que os professores tenham aumentado seus conhecimentos, habilidades e práticas em educação alimentar e nutricional para saúde planetária, além de terem construído um projeto aplicável à unidade escolar e capaz de promover conhecimento, conscientização e inspiração para um maior envolvimento das crianças, dos jovens e da comunidade, com as temáticas sustentáveis.

Confira abaixo os depoimentos dos organizadores e colaboradores que desenvolveram o curso:

Milena Bueno Nutricionista, Mestre e Doutora pela Faculdade de Saúde Pública da USP

O projeto é inovador, muito bem planejado e executado. Vivenciar o desafio e superar obstáculos ao longo do processo proporcionou um grande aprendizado e despertou a reflexão de um número expressivo de professores da rede pública de ensino. É o conhecimento cientifico sendo utilizado pela sociedade para a promoção de qualidade de vida.

Mirelly Amorim Nutricionista e doutoranda em nutrição e mentora do Sustentarea

Desenvolver o curso foi uma experiência gratificante e enriquecedora, minha admiração pela pedagogia cresceu ainda mais, porque os professores conseguem dinamizar o conhecimento de forma lúdica, aproximando a teoria da prática e, proporcionando aos alunos reflexões sobre a importância da saúde planetária através da alimentação.

Soraya Selem e Vânia Andery Nutricionistas da Prefeitura de Águas de Lindóia em São Paulo

Acreditamos que essa experiência do curso aproximou os atores locais do PNAE em torno do objetivo que temos em comum - o desenvolvimento dos alunos, chamou a atenção de todos para o tema 'Saúde Planetária' e foi uma excelente oportunidade para início e continuidade de ações transdisciplinares que promovam a vida com qualidade.

Beatriz Martins Graduanda em Nutrição pela Faculdade de Saúde Pública da USP

Acredito que ter participado do desenvolvimento do curso foi para mim um grande desafio e ao mesmo tempo, uma experiência extremamente enriquecedora! Tenho muito orgulho do que construímos juntos e sou grata por ter feito parte dessa equipe tão especial.

Samantha Bonfim Graduanda em Nutrição pela Faculdade de Saúde Pública da USP

Contribuir no andamento desse curso, laborado com carinho e empenho, foi um prazer e muito enriquecedor, dado o alcance desta experiência e potencial de gerar mudanças positivas para nossa saúde e do planeta no pensamento e ações de crianças e adulto.

Shopping Basket