O grupo da Mandioca se propõe a estudar e enaltecer a importância da mandioca na história e na formação do país, provocando debates e reflexões. Para nós, a mandioca se relaciona à segurança alimentar e nutricional, ao resgate da nossa ancestralidade e aos sistemas alimentares saudáveis, sustentáveis e justos.

Essa raiz é capaz de alimentar o povo e fortalecer as pequenas e os pequenos agricultores. Queremos fomentar a mandioca como base alimentar da dieta de brasileiras e brasileiros, que a mandioca volte a ser mais presente nos nossos pratos como alimento rico, acessível e versátil que é, e também como um símbolo da emancipação e soberania alimentar.

Para isso, elaboramos dois materiais:

E-Book Memórias da Mandioca

Ilustração: Rita Taraborelli

“Quando a mandioca passou a ser importante para você, e por quê? Você tem lembranças da macaxeira na vida e cozinha da sua família? Tem alguma preparação com aipim que lembre sua infância? Alguém na sua família cultivava uma roça de mandioca?” 

Essas foram algumas das perguntas que nortearam a criação de um pequeno e-book, que contém nossas memórias com a mandioca – ou aipim ou macaxeira, como você preferir – criado para compartilhar essas histórias e fortalecer ainda mais a importância dessa raiz no nosso país.

Manifesto: Pelo Reencontro do Brasil com a Mandioca

“Por que a mandioca, alimento nacional por excelência, foi gradativamente substituída por alimentos como a batata-inglesa, o pão de trigo, ou arroz?“

Apontada pela FAO como a cultura agrícola do século 21, essa raiz é um alimento versátil, acessível e nutritivo. Por isso, fizemos um texto que pudesse redirecionar a atenção do brasileiro à mandioca, trazendo entendimento sobre sua história, bem como suas diversas formas de consumo.

O Manifesto pode ser lido na íntegra no e-book Memórias da Mandioca.

Baixe gratuitamente através do link:


Roda de Conversa: Mulheres, Mandioca e Memórias

Assista ao evento de lançamento do E-book e Manifesto Mandioca ocorrido no dia 22 de setembro de 2021:

Siga as redes sociais do Sustentarea e fique por dentro dos próximos eventos do grupo Mandioca!