fbpx

Nossa História

Como surgiu?

Foi baseado na dissertação de mestrado da Aline Martins de Carvalho, doutora em Nutrição em Saúde Pública pela FSP/USP, que verificou que o consumo de carne era alto pelo brasileiro e que isso tinha um impacto na saúde e no meio ambiente. A partir daí, ela e a professora Dirce Marchioni do departamento de Nutrição da FSP/USP criaram um projeto para estimular o consumo consciente de carne na FSP.

Em 2012, o projeto surgiu com o nome de Segunda Sem Carne na FSP com objetivo de implementar a redução de carne no restaurante universitário da Faculdade de Saúde Pública na USP. Tudo começou devido à pesquisa de mestrado “Tendência no consumo de carne no município de São Paulo – ISA Capital”de Aline M. Carvalho junto a Profª Orientadora Dirce Marchioni, que trouxe resultados preocupantes sobre o consumo excessivo de carne pelo brasileiro e seu impacto no meio ambiente.

O resultado dessa intervenção foi de quase 3000 refeições sem carne, deixando de emitir cerca de 20 toneladas de gases de efeito estufa, o que equivale a um carro percorrendo mais de 100 mil km. O projeto foi um sucesso, obtendo aceitação do público de 70% e 40% do público disse ter reduzido o consumo de carne fora do restaurante universitário por causa do projeto.

Em 2013, decidiu-se mudar o nome e logo do projeto e levar a mensagem para fora dos muros da Universidade, fazendo palestras em hospitais e escolas. Nesse período também, o projeto investiu em produção de posts para facebook, infográficos, palestras, rodas de conversa e concedeu diversas entrevistas a jornais e revistas.

Finalmente, em 2016, o projeto amadureceu e foi reformulado, recebendo o nome de Sustentarea. Foi instituído os seus 4 pilares de atuação para promover uma alimentação saudável e sustentável.

Hoje o Sustentarea é um NACE – Núcleo de Extensão Universitária da USP com objetivo de informar e discutir alimentação saudável e sustentável baseada em evidências científicas. Queremos promover mudanças positivas nos hábitos alimentares e de vida das pessoas e instituições visando melhorar a saúde da população e do planeta.