Essa é a dupla que melhor caracteriza o hábito alimentar dos brasileiros. Preto, vermelho, verde, branco, carioca, fradinho… São tantos os tipos de feijão, cada um preferido em uma região ou mais adequado para uma diferente preparação. E ele vai por cima ou por baixo do arroz? Hum, polêmica!!! E as variedades de arroz? Branco, parboilizado, integral, cateto, vermelho, preto! Não sabia que eram tantas? Então vem com a gente falar de hábitos alimentares, da importância dessa dupla na nossa alimentação e, é claro, na saúde de cada um de nós e do planeta, além de aprender receitas e truques surpreendentes!
Aperta o play!
Suzel Prado
Desde São Carlos/SP.
Lucy Tavares
Desde Piracanjuba em Goiás, a dona Lucy é importante Liderança da Comunidade Quilombola Ana Laura.
Gabriela Parise
Desde São Paulo/SP, é nutricionista e doutoranda pela Faculdade de Medicina da USP e especialista em alimentação vegetariana.
Adriana Salay
Desde São Paulo/SP, é historiadora, mestra e doutoranda em História Social pela USP
Lucas Canalis
Desde São Paulo/SP, é formado em Gastronomia, acabou de se tornar pai do Francisco. Atua como chef de cozinha pelo programa “Alimentação Consciente Brasil”.
Gabriela Funatsu
Desde São Paulo, capital. É nutricionista e formada em Gastronomia. Gabriela trabalha no site Panelinha, da apresentadora Rita Lobo.
• Feijão-preto
• Arroz branco
• Bolinho
Há duas maneiras para finalizar o bolinho: fritar ou assar.
1. Para fritar, basta aquecer óleo vegetal e fritar os bolinhos em imersão. Quando eles estiverem dourados, estão prontos.
2. Para assar, dispor em uma assadeira untada com óleo e levar ao forno preaquecido a 180°C até ficarem dourados (aproximadamente 10-15 minutos).
Observação
Se possível, deixe o feijão preto de molho em água fria por no mínimo 12 horas, trocando de água sempre que necessário. Dessa forma o cozimento será mais rápido, além da eliminação de fatores antinutricionais.
O Sustentarea é coordenado por Aline Martins de Carvalho e Dirce Marchioni, professoras do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP.
Coordenação
Nadine Marques
Apresentação
Pâmela di Christine
Apoio à pauta, roteiro e pesquisa
Nadine Marques, Mariana Hase Ueta e
Pâmela di Christine
Curadoria de receitas
Danielle Freitas
Apoio acadêmico
Raquel de Andrade Cardoso Santiago
Locução de vinhetas
Daniela Vianna
Trilhas sonoras e Edição
Daniela Vianna e Fernando Kuraiem
Materiais de divulgação
Pamela di Christine, Nadine Marques, Beatriz Martins
e Ana Lúcia Romito