episódio #02

Sistemas alimentares tradicionais do Brasil

As transformações pelas quais os sistemas alimentares do mundo todo passaram, especialmente a partir da Revolução Verde, que trouxe o aumento da produtividade por meio da monocultura e utilização de agrotóxicos em grande escala; e do surgimento e abundância de produção e consumo de ultraprocessados, que causam o adoecimento de pessoas no mundo inteiro, nos levam a um retorno aos saberes tradicionais para reaprender e promover uma alimentação mais sustentável.

Diante da necessidade de encontrar novos caminhos a partir da sabedoria ancestral, o segundo episódio principal do podcast Comida que Sustenta mergulha nos sistemas alimentares tradicionais brasileiros

Aperta o play!

episódio #02

CONVIDADAS & CONVIDADOS

O Encontro Sustentarea do mês contou com a participação especial:

WhatsApp Image 2023-03-30 at 12.39.03

Jennifer Tanaka

Doutoranda e Mestre em Ciências Sociais pela UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Nutricionista pela USP; Mentora do Sustentarea

Jenny Indica:

Capítulo “Movimentos sociais e sistemas alimentares mais justos e sustentáveis” de Jennifer Tanaka e Inara Nascimento, presente no livro “Sistemas alimentares e alimentação sustentável” das orgs. Aline Carvalho e Dirce Marchioni, Ed. Manole (link para editora)

Marcha das margaridas (Instagram) e Marcha das mulheres indígenas (site)

• 4º feira nacional da reforma agrária entre os dias 10 e 14 de maio no Parque da Água Branca em São Paulo/SP (notícia)

WhatsApp Image 2023-03-30 at 12.38.48

Cristina Potiguara

Formada em Hotelaria pela Universidade Federal da Paraíba; Mestra em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e membra da Organização da Juventude Indígena Potiguara da Paraíba e da Articulação das Mulheres Indígenas na Paraíba

Cristina Indica:

• Dissertação de mestrado em Antropologia social de Philippe Hanna de Almeida de Oliveira. Comida forte e comida fraca: alimentação e fabricação dos corpos entre os Kaingáng da terra indígena Xapecó (Santa Catarina, Brasil) 2009 (link para o documento)

Mariana Hase Ueta
Socióloga, doutora em Ciências Sociais (UNICAMP). Pesquisadora da Wageningen University & Research na Holanda.

Pâmela di Christine
Graduada em Nutrição pela Faculdade de Saúde Pública da USP e Mestranda em Políticas Públicas na UNILA.

E aí, bora cozinhar?

nhoque de mandioca

ingredientes

Modo de preparo

ícones dos projetos (3)

nhoque de mandioca

ingredientes

Modo de preparo

Nutricionista, Mestre em Saúde Pública pela FSP/USP e Colíder do grupo Vivências Biodiversas | Sustentarea.

Indicações

Mari Indica: “Cartinha da rainha”, uma publicação mensal do Sustentarea desenvolvida pelo grupo Alimentação Brasileira Mandioca | cartinhadarainha.substack.com/p/coming-soon

Pam Indica: Segundo episódio da primeira temporada sobre a mandioca | (link do episódio no spotify)

Episódio também em vídeo, assista!

Ficha Técnica

O Comida que Sustenta é uma produção do Sustentarea,  núcleo de extensão da USP sobre alimentação sustentável, coordenado pela Aline Martins de Carvalho, professora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Nadine Marques

Mariana Hase Ueta e Pâmela di Christine

Apoio à pauta, roteiro e pesquisa

Nadine Marques, Mariana Hase Ueta e