Sustentarea Explica

(S)istemas Alimentares

Sistemas Alimentares… Você sabe o que são? No terceiro episódio da série Sustentarea Explica nos debruçamos sobre esse tema complexo, que envolve diversas áreas do conhecimento, organizações, infraestrutura e pessoas.

Os Sistemas Alimentares possuem diferentes modelos, que se transformam ao longo do tempo e envolvem criação e fortalecimento de políticas públicas e toda a cadeia de produção, distribuição, comercialização e consumo de alimentos. 

Os modelos são definidos, muitas vezes, por interesses corporativos, como o mercado massivo de alimentos ultraprocessados, que são agravantes das crises globais de fome, obesidade e mudanças climáticas, definida como Sindemia Global, tema do primeiro episódio da série especial Sustentarea Eco, lançado no mês de março. 

Aperta o play!

Quer saber mais?

ACESSE OS LINKS:

Referências

1Livro: Philip McMichael. Regimes alimentares e questões agrárias. Tradução de Sonia Midori.1. Ed. São Paulo: Editora Unesp e UFRGS, 2016.

2. Livro: Marion Nestle. Unsavory Truth: How Food Companies Skew the Science of What We Eat. 1st ed. Basic Books, 2018.

3. Livro: Orgs. Paulo André Niederle e Valdemar João Wesz Junior. As novas ordens alimentares. 1 ed, Porto Alegre: UFRGS, 2018 | lume.ufrgs.br/handle/10183/213226

Outros materiais

FAO. The State of Food and Agriculture 2021: Making agrifood systems more resilient to shocks and stresses, 2021. Disponível em: Rome, FAO
| www.fao.org/documents/card/en/c/cb447 

Materiais Sustentarea

Post Sustentarea: O que são Sistemas Alimentares | www.instagram.com/p/Cor5GOlOeLg/

Episódio também em vídeo, assista!

cropped-logoparaheader-e1632141859346.png

Ficha Técnica

O Comida que Sustenta é uma produção do Sustentarea,  núcleo de extensão da USP sobre alimentação sustentável, coordenado pela Aline Martins de Carvalho, professora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Coordenação

Nadine Marques

Apresentação

Pâmela di Christine

Apoio à pauta, roteiro e pesquisa

Patrícia Mello, Nadine Marques e Aline Martins de Carvalho.

Edição de áudio

Mariana Ting

Locução de vinhetas e Trilhas sonoras

Daniela Vianna e Fernando Kuraiem

Materiais de divulgação

Clarissa Taguchi, Gabbi Mahfuz
e Katharina Cruz

Shopping Basket