Sustentarea Explica

(C)ommoditiy

Commodity… Você sabe o que é, como funciona e o seu valor econômico? Neste episódio, você irá conhecer os principais conceitos sobre as commodities, termo associado a um tipo de mercadoria em estado bruto ou produto primário de importância comercial, que não necessitam de uma tecnologia altamente especializada e são produzidas e transportadas em grandes volumes e comercializadas em nível mundial. 

Hoje, o  Brasil é o segundo maior exportador de commodities do mundo, ultrapassando os Estados Unidos na exportação de soja em larga escala. No entanto, esse destaque nacional não é apenas benéfico, já que o pagamento é realizado em dólar, ficando concentrado em poucas mãos do agronegócio.  É nesse cenário cheio de peculiaridades que o 8º episódio do Sustentarea Explica contextualiza e esclarece as principais dúvidas sobre essa dinâmica mercadológica capaz de influenciar todo o desenvolvimento econômico e sustentável do país. 

Aperta o play!

Quer saber mais?

ACESSE OS LINKS:

Referências

1. Modelo de formação de preços de commodities agrícolas aplicado ao mercado de açúcar e álcool (link) 

2. Ciclos e previsão cíclica dos preços das commodities: um modelo de indicador antecedentes para a commodity açúcar (link) 

3. Análise de padrões de comportamento de preços com fins de projeção de receita: testes estatísticos em uma série temporal de preços da commodity cobre (link)

4. As commodities e seu impacto na economia do Brasil | Nexo Jornal (link)

5. Alta no preço dos alimentos é consequência do agronegócio, diz porta-voz do Greenpeace (link)

Episódio também em vídeo, assista!

cropped-logoparaheader-e1632141859346.png

Ficha Técnica

O Comida que Sustenta é uma produção do Sustentarea,  núcleo de extensão da USP sobre alimentação sustentável, coordenado pela Aline Martins de Carvalho, professora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Coordenação

Nadine Marques

Apresentação

Pâmela di Christine

Apoio à pauta, roteiro e pesquisa

Patrícia Mello, Nadine Marques, Mariane Hase Ueta e Pamela di Christine

Edição de áudio

Mariana Ting

Locução de vinhetas e Trilhas sonoras

Daniela Vianna e Fernando Kuraiem

Materiais de divulgação

Clarissa Taguchi e Katharina Cruz

Shopping Basket