Sustentarea Explica

(In)Segurança Alimentar

Você sabe o que é e como classificar a insegurança alimentar? 

Classificada em três níveis: leve, moderado e grave, a insegurança alimentar é um dos principais problemas no mundo e no Brasil não poderia ser diferente. Apesar de ser considerado um direito de todos, o crescimento da desigualdade social tem dificultado o acesso adequado a alimentos suficientes, seguros e nutritivos necessários para atender às necessidades  diárias da população – o que constitui a definição de segurança alimentar.

Além da pobreza, desastres naturais, mudanças climáticas e sistemas alimentares inadequados também têm contribuído para  esse cenário de insegurança alimentar. No Brasil, com o enfraquecimento de diversas políticas públicas e com o agravamento da pandemia de COVID-19, o país entrou em uma situação alarmante, que necessita de ações urgentes e conjuntas.

Aperta o play!

Quer saber mais?

ACESSE OS LINKS:

Referências

  1. Reportagem: Nexo Jornal – O direito humano à alimentação no mundo e no Brasil. Por Nexo Jornal | link 
  2. Reportagem: Nexo Jornal – A segurança alimentar como política pública no Brasil | link 
  3. Livro: Josué de Castro. Geografia da fome: o dilema brasileiro: pão ou aço. 10 ed. Rio de Janeiro: Edições Antares, 1984.
  4. Livro: Valéria Burity et al. Direito humano à alimentação adequada no contexto da segurança alimentar e nutricional. Brasília: Abrandh, 2010.
  5. Livro: Jean Ziegler. Destruição em massa: geopolítica da fome. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2013.
  6. Publicação: Catédra Josué de Castro (FSP/USP) – Direito humano à alimentação adequada (DHAA) como diretriz para erradicação da fome no Brasil | link 
  7. Citação: Josué de Castro: Pensamento e trabalho do precursor da segurança alimentar e nutricional [livreto]. Org. João C. Alves e Marcelo M. Lucas. São Paulo: Comusan, 2013, p.17.

Materiais Sustentarea

Publicações do Sustentarea sobre Segurança Alimentar e Nutricional | link

Outros Materiais

Livro: Da Fome à Fome: diálogos com Josué de Castro. Org.Tereza Campelo e Ana Paula Bortoletto. São Paulo: Cátedra Josué de Castro; Zabelê Comunicação; Editora Elefante, 2022.
|
link (pdf gratuito) ou link (livro físico pela Ed. Elefante)

Episódio também em vídeo, assista!

cropped-logoparaheader-e1632141859346.png

Ficha Técnica

O Comida que Sustenta é uma produção do Sustentarea,  núcleo de extensão da USP sobre alimentação sustentável, coordenado pela Aline Martins de Carvalho, professora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Coordenação

Nadine Marques

Apresentação

Pâmela di Christine

Apoio à pauta, roteiro e pesquisa

Patrícia Mello, Nadine Marques e Pamela di Christine

Edição de áudio

Mariana Ting

Locução de vinhetas e Trilhas sonoras

Daniela Vianna e Fernando Kuraiem

Materiais de divulgação

Clarissa Taguchi e Katharina Cruz

Shopping Basket