Você sabe o que é e como classificar a insegurança alimentar?
Classificada em três níveis: leve, moderado e grave, a insegurança alimentar é um dos principais problemas no mundo e no Brasil não poderia ser diferente. Apesar de ser considerado um direito de todos, o crescimento da desigualdade social tem dificultado o acesso adequado a alimentos suficientes, seguros e nutritivos necessários para atender às necessidades diárias da população – o que constitui a definição de segurança alimentar.
Além da pobreza, desastres naturais, mudanças climáticas e sistemas alimentares inadequados também têm contribuído para esse cenário de insegurança alimentar. No Brasil, com o enfraquecimento de diversas políticas públicas e com o agravamento da pandemia de COVID-19, o país entrou em uma situação alarmante, que necessita de ações urgentes e conjuntas.
Aperta o play!
Orelo | Spotify | Google Podcast | Youtube
Publicações do Sustentarea sobre Segurança Alimentar e Nutricional | link
O Comida que Sustenta é uma produção do Sustentarea, núcleo de extensão da USP sobre alimentação sustentável, coordenado pela Aline Martins de Carvalho, professora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP.
Coordenação
Nadine Marques
Apresentação
Pâmela di Christine
Apoio à pauta, roteiro e pesquisa
Patrícia Mello, Nadine Marques e Pamela di Christine
Edição de áudio
Mariana Ting
Locução de vinhetas e Trilhas sonoras
Daniela Vianna e Fernando Kuraiem
Materiais de divulgação
Clarissa Taguchi e Katharina Cruz