A produção e exportação de produtos agropecuários voltados, principalmente, para o mercado de grãos e carnes, tem promovido a monocultura como principal sistema de cultivo agrícola brasileiro, privilegiando e concentrando a produção a um número limitado de culturas, desconsiderando o potencial de diversidade de produtos agrícolas do país. Como resistência a esse modelo predominante, os Sistemas Agrícolas Tradicionais (SAT), resistem com práticas baseadas no conhecimento intergeracional, transmitidas e reinventadas por muitas gerações.
Aperta o play!
Orelo | Spotify | Google Podcast | Youtube
O episódio ecoa a matéria “Sistemas Agrícolas Tradicionais do Brasil”, uma produção da Revista Sustentarea [vol. 5, n.4], realizada em 2021. A matéria foi escrita por Vanessa Costa Cançado Silva e Letícia Machado – membras do Sustentarea
| Link para download
Revista Sustentarea – todas as edições
| www.fsp.usp.br/sustentarea/revista-sustentarea/
O Comida que Sustenta é uma produção do Sustentarea, núcleo de extensão da USP sobre alimentação sustentável, coordenado pela Aline Martins de Carvalho, professora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP.
Coordenação
Nadine Marques
Apresentação
Ana Lucia Romito
Apoio à pauta, roteiro e pesquisa
Ana Lucia Romito e Nadine Marques
Edição de áudio
Mariana Ting
Locução de vinhetas e Trilhas sonoras
Daniela Vianna e Fernando Kuraiem
Materiais de divulgação
Clarissa Taguchi e Katharina Cruz