Sustentarea Explica

(J)osué de Castro

Pioneiro na pesquisa sobre a fome e a desnutrição, o médico e ativista – entre tantos outros títulos – recifense, Josué de Castro. Conhecido especialmente por uma de suas obras, intitulada “Geografia da Fome”(1946), ele foi responsável por desmistificar a fome como um fenômeno natural, revelando-a como fenômeno social e econômico, especialmente na região Nordeste.

Hoje, 50 anos após sua morte, seu trabalho continua tendo um impacto significativo nas políticas de alimentação e nutrição no Brasil e no mundo. Neste episódio, relembramos quem foi o notável Josué de Castro e seus principais feitos.

Aperta o play!

Quer saber mais?

ACESSE OS LINKS:

Referências

1. Texto para discussão: A trajetória histórica da segurança alimentar e nutricional na agenda política nacional: projetos, descontinuidades e consolidação de Sandro Pereira Silva. | link

2. Artigo: Josué de Castro e a descoberta da fome – Da Fome à Fome | link 

3. Artigo: PNAE: História da Alimentação Escolar no Brasil | link

4. Livro de Jean Ziegler. Destruição em massa: geopolitica da fome. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2013.

5. Tese: Análise histórica do processo de formulação da política nacional de segurança alimentar e nutricional (2003-2006): atores, ideias, interesses e instituições na construção de consenso político | link

Episódio também em vídeo, assista!

cropped-logoparaheader-e1632141859346.png

Ficha Técnica

O Comida que Sustenta é uma produção do Sustentarea,  núcleo de extensão da USP sobre alimentação sustentável, coordenado pela Aline Martins de Carvalho, professora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Coordenação

Nadine Marques

Apresentação

Pâmela di Christine

Apoio à pauta, roteiro e pesquisa

Patrícia Mello, Nadine Marques, Mariane Hase Ueta e Pamela di Christine

Edição de áudio

Mariana Ting

Locução de vinhetas e Trilhas sonoras

Daniela Vianna e Fernando Kuraiem

Materiais de divulgação

Clarissa Taguchi e Katharina Cruz

Shopping Basket