episódio #05

Sistemas alimentares do Nordeste

Os sistemas alimentares do Nordeste, região marcada pelo seu passado colonial da cana-de-açúcar e avanço da agropecuária nos últimos anos, fazem parte de um cenário conflitante. Embora a região tenha ganhado destaque positivo em dimensão ambiental, social e econômica, a insegurança alimentar e nutricional tem afetado diretamente agricultores, que apesar de serem responsáveis pela produção da comida que entra em nossa mesa, vivem em situação de pobreza.  Esses dados foram gerados a partir do estudo do Índice Multidimensional para Sistemas Alimentares Sustentáveis, o MISFS, que tem norteado as discussões dos sistemas alimentares brasileiros nesta terceira temporada do podcast Comida que Sustenta.

Aperta o play!

episódio 05

CONVIDADAS & CONVIDADOS

O Encontro Sustentarea do mês contou com a participação especial:

evla ferro2

Evla Ferro

Graduada e Mestre em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas; Doutoranda em Ciências Tecnologia Alimentar e Nutrição pela Universidade Católica Portuguesa.

Evla Indica:

Cartinha da Rainha | A “Cartinha da rainha” é uma publicação mensal do Sustentarea desenvolvida pelo grupo Alimentação Brasileira: Mandioca | Inscreva-se para receber:
cartinhadarainha.substack.com/p/coming-soon

E-book: Memórias da Mandioca | forms.gle/nLwA15kSJ1iRhN7x7

Página do grupo Alimentação Brasileira: Mandioca
www.fsp.usp.br/sustentarea/projetos/mandioca/

Principal 05 Corte 60 seg - Quadrado (2)

Fábio Resende

Graduado em Nutrição, com Mestrado e Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atua como Professor Adjunto e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gestão Institucional e Políticas Públicas.

Fábio Indica:

Documentário longa-metragem “Eleições”, que acompanhou estudantes secundaristas nos debates estratégicos de campanha e luta por melhorias na escola, importante para pensar a participação social e o seu poder de transformação. O site ‘Cultura em Casa’ também disponibiliza outros diversos conteúdos interessantes
culturaemcasa.com.br/video/eleicoes/

Inovaflix, série de 11 episódios, produzida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) | playlist disponível no YouTube

Mariana Hase Ueta
Socióloga, Doutora em Ciências Sociais (UNICAMP). Pesquisadora da Wageningen University & Research na Holanda.

Pâmela di Christine
Graduada em Nutrição pela FSP/USP e Mestranda em Políticas Públicas e Desenvolvimento na UNILA.

E aí, bora cozinhar?

cocada de cupuaçu

ingredientes

Modo de preparo

Caso use a polpa de cupuaçu congelada, descongele em uma panela em fogo baixo, mexendo sempre para que não queime;

Corte e decore com coco ralado para servir.

Por grupo Vivências Biodiversas | Sustentarea.

Quer saber mais?

ACESSE OS LINKS:

Artigo original do MISFS-R (em inglês) | link

Materiais Sustentarea

1. Publicação do Sustentarea sobre o MISFS-R | link

2. Como é o sistema alimentar da região Nordeste?
www.instagram.com/p/CtZy85uvShq/

3. Quais são os alimentos mais produzidos na região Nordeste?
| www.instagram.com/p/Ctr0rmqPpEG/

4. Como é a alimentação da região Nordeste?
| www.instagram.com/p/Ct-Q2rgL4kV/

5. Qual o impacto ambiental do sistema alimentar do Nordeste?
| www.instagram.com/p/CuF50WFPFVv/

Episódio também em vídeo, assista!

Ficha Técnica

O Comida que Sustenta é uma produção do Sustentarea,  núcleo de extensão da USP sobre alimentação sustentável, coordenado pela Aline Martins de Carvalho, professora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Nadine Marques

Pâmela di Christine e Mariana Hase Ueta

Apoio à pauta, roteiro e pesquisa

Nadine Marques, Mariana Hase Ueta e