Sistemas Alimentares Sustentáveis

O que são Sistemas Alimentares?

De acordo com a FAO, que é a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, Sistemas Alimentares referem-se ao processo de produção de produtos agrícolas alimentares e não alimentares, e as atividades que estão interligadas desde a produção primária dos produtos agrícolas ATÉ a obtenção e consumo do produto final pelo indivíduo.

Essas ATIVIDADES correspondem ao desenvolvimento da cadeia de produção agrícola, o transporte, a distribuição, o armazenamento, a venda, a compra e o consumo dos alimentos.

A FAO também diz que, em um mundo ideal, todos os sistemas alimentares seriam resistentes, inclusivos e sustentáveis, produzindo alimentos seguros e nutritivos suficientes para atender às necessidades de todos para uma vida ativa e saudável – sem comprometer a segurança alimentar, a saúde e a nutrição das gerações futuras. Aqui estamos falando da definição de sistemas alimentares sustentáveis.

Quer saber mais? Assista ao episódio sobre Sistemas Alimentares da série Explica do  Podcast Comida que Sustenta, produzido pelo Sustentarea.

Saiba Mais

Referências

SISTEMAS ALIMENTARES

Manifesto Sustentarea

Para sistemas alimentares sustentáveis | 2ª edição

Alguns dos principais desafios da nossa sociedade são o aumento da fome, da obesidade, das doenças crônicas não transmissíveis e das mudanças do clima, sendo que o sistema alimentar global está no cerne dessa questão. Nesse manifesto discutimos como o Brasil se insere nesse debate, quais os principais desafios e oportunidades para os estados brasileiros, além de ações individuais e coletivas que podem ser feitas para promover sistemas alimentares saudáveis, sustentáveis e justos!

ÍNDICE MULTIDIMENSIONAL de

Sistemas Alimentares Sustentáveis

Revisado para o Brasil | Resumo Expandido

O Brasil é um país de dimensões continentais e possui diferentes realidades dentro de seu território – e isso inclui os sistemas alimentares!

É isso que mostramos em um estudo conduzido por pesquisadoras do Sustentarea com apoio do WWF Brasil. As autoras demonstraram que é possível agrupar os estados brasileiros em quatro realidades distintas a partir dos seus sistemas alimentares.

Esse diagnóstico é fundamental para que estratégias de desenvolvimento sustentável e redução das desigualdades nos sistemas alimentares sejam pensadas de acordo com a realidade de cada local.

Artigos

Nota técnica publicada em parceria com o WWF-Brasil • 2022

Pop ou papo? Um estudo sobre o impacto da agropecuária no centro-oeste brasileiro”

Realização GEIAIS USP e Sustentarea USP com apoio da WWF-Brasil

Autores | Aline Martins de Carvalho, Dirce Maria Lobo Marchioni, Nadine Marques Nunes Galbes, Alisson Diego Machado, Caroline de Oliveira Gallo, Lucas de Almeida Moura, Giovanna Garrido, Marina Maintinguer Norde, Trícia Oliveira e Regiane Stella Guzzon.

Para mais detalhes, acesse o artigo científico, em inglês. DOI: 10.1002/sd.2376

en “Measuring food systems sustainability in heterogenous countries: The Brazilian multidimensional index updated version applicability”

Artigo produzido com poio da WWF-Brasil

Autores | Marina Maintinguer Norde, Laura Porciuncula, Giovanna Garrido, Nadine Marques Nunes-Galbes, Flavia Mori Sarti, Dirce Maria Lobo Marchioni, Aline Martins de Carvalho.

Publicações