COMO-E-A-ALIMENTACAO-NO-NORDESTE-Apresentacao-169

Como é a alimentação da região Nordeste?

Continuando a nossa série de posts sobre o sistema alimentar do Nordeste, hoje vamos falar sobre a alimentação nessa região. Ao mesmo tempo em que os estados que formam a região têm pratos típicos em comum, há também uma grande diversidade culinária dentro de um mesmo território.

A alimentação nordestina é muito diversa e, apenas nessa região, encontramos quatro manchas culinárias distintas

As manchas culinárias são porções do território que constituem regiões para o estudo da alimentação, uma vez que expressam marcas culturais (práticas alimentares) e ambientais (ingredientes de origem animal, vegetal ou fungos) que definem as culinárias.

A Região Nordeste é formada pelas manchas culinárias Amazônica, Costa, Recôncavo Baiano e Sertões.

Mancha Amazônica

É caracterizada pelo uso da mandioca e seus diversos produtos, frutas da floresta e peixes de rio. O açaí é um dos ingredientes-chave nessa mancha, que converge com o bioma da Amazônia. No Nordeste, engloba apenas o estado do Maranhão.

Mancha da Costa

Caracterizada pelo uso de peixes, frutos do mar e leite de coco. É uma zona que converge com o bioma da Mata Atlântica e pode ser observada em todo o litoral nordestino, mas também no Sudeste

Mancha do recôncavo baiano

Caracterizada pelo uso do óleo de dendê, é frequentemente reconhecida como “cozinha de santo”. Fica localizada exclusivamente na Bahia, ao redor da baía de Todos-os-Santos, e é uma zona que também converge com o bioma da Mata Atlântica.

Mancha dos Sertões

A mancha mais presente no Nordeste é caracterizada pelo uso amplo de farinha, feijão, rapadura e outros produtos reconhecidos como tipicamente sertanejos. É uma zona que converge com a Caatinga.

Alimentos típicos da região
  • Vatapá
  • Milho
  • Acarajé
  • Moqueca
  • Beiju de tapioca
  • Bolo de puba
  • Cuscuz



Post por Anderson Alves (@anderson.alvss) e Thamillys Rodrigues (@thamillysrs).

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
14 + 28 =