Você tem o hábito de comer na frente da televisão ou mexendo no celular? Ao se alimentar, você aprecia o sabor, o cheiro e a textura da comida?
No ritmo que a vida moderna anda, sem tempo para nada e com distrações o tempo todo, uma técnica que busca o oposto destaca-se cada vez mais: o Mindfulness ou atenção plena. Essa técnica envolve a observação, a aceitação e a paciência para lidar com situações do dia a dia. É estar consciente e presente no momento.
O químico e biólogo molecular Jon Kabat-Zinn elaborou um programa para reduzir o estresse, usando exercícios com a mente, respiração e movimentos de yoga, por exemplo. Esse programa também tem sido usado em outros tratamentos como de doenças do coração, diabetes e ansiedade.
A partir desse tratamento, outro programa foi desenvolvido: o Mindful Eating, que é o Mindfulness (atenção plena) aplicado na alimentação, ou seja, comer com atenção, mastigar bem o alimento, observar as sensações do corpo: há fome, satisfação e/ou saciedade? Também envolve: comer com prazer aproveitando o momento da refeição para trabalhar os cinco sentidos, trazer qualidade de vida e melhorar a relação com a comida. Assim, é importante evitar as distrações na hora da refeição, por exemplo comer na frente da televisão, pois pode levar ao exagero sem perceber.
Alguns estudos iniciais sobre o Mindful Eating demonstraram indícios de que essa técnica pode ajudar no tratamento de obesidade e compulsão alimentar, pois incentiva o comer consciente e a escolha de hábitos alimentares mais saudáveis. Porém, este assunto ainda está no início e mais pesquisas devem ser feitas para se saber claramente sobre sua eficácia.
Já experimentou o mindful eating? O que acha de tentar praticá-lo?
