fbpx

Você já conhece o feijão-fradinho?

Dependendo da região do Brasil ele pode ser chamado de feijão-de-corda ou feijão-caupi.😉
.
O feijão-fradinho é a versão seca do feijão-verde, ou seja, a colheita ocorre quando as vagens estão secas e por fazer parte do grupo das leguminosas é considerado uma ótima fonte de proteínas, fibras e minerais.

Um fato interessante sobre esse tipo de feijão é que ele consegue se adaptar aos solos de baixa fertilidade, sendo tolerante à seca e as altas temperaturas.

No Brasil, o nordeste é a região que mais produz feijão-fradinho, assim como em relação ao seu uso culinário, que é notável nesta região. Temos por exemplo, o acarajé e o abará – ambos de origem afro-brasileira – e o famoso baião-de-dois.

E aí, ficou com vontade de experimentar? Aproveita pra encaminhar essa matéria para aquele amigo com quem você dividiria um delicioso baião de dois 💚

Por Letícia Gonçalves (@le1ticia) e Poliana Espíndola (@nutripoliana)

#fradinho #FeijãodeCorda #acarajé #leguminosas #baiãodedois #Sustentarea #biodiversidade

Fontes:

Alimentos regionais brasileiros / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2015. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentos_regionais_brasileiros_2ed.pdf

https://www.scielo.br/j/cta/a/PDdWzpYBjDPFsd5CPq93q6p/?format=pdf&lang=pt

http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/43681/1/2019_tcc_sdomesquita.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solve : *
4 − 3 =