O acesso à água e ao saneamento são essenciais para a saúde, sustentabilidade ambiental e prosperidade econômica das sociedades. Mas como a disponibilidade e qualidade da água afetam a nossa alimentação?
A relação da água com a vida humana vai além da simples ingestão e passa também pela produção de alimentos.
A água é crucial para os sistemas alimentares globais, mas está sob ameaça devido à agricultura e à pecuária intensivas, que demandam a expansão das fronteiras agrícolas para regiões como a Amazônia e o Cerrado, no caso do Brasil. Isso resulta em desmatamento e queimadas florestais, afetando não apenas essas regiões, mas também outros locais dependentes da formação de chuvas.
O uso de fertilizantes poluentes nas culturas também agrava a situação ao comprometer a qualidade da água disponível para consumo das populações.
A relação entre água e comida é indissociável: a produção de alimentos depende da água para irrigação e outros processos. No entanto, a escassez hídrica, impulsionada pelas mudanças climáticas, prejudica a agricultura e afeta especialmente agricultores familiares e populações vulneráveis.
A insegurança hídrica, nesse cenário complexo, está intimamente ligada à insegurança alimentar, ressaltando a necessidade de uma abordagem integrada para garantir água, energia e alimentos para todos, conforme preconizado pelo ODS 6 da ONU.


REFERÊNCIAS:
Lei nº 9.433/97 (Política Nacional de Recursos Hídricos)
Dietas saudáveis e sustentáveis no âmbito do sistema alimentar no século XXI – Rozane Marcia Triches (2020)
O papel pivotal dos ODS para reconfigurar os Sistemas Alimentares no século XXI – Sergio Schneider e Marcela Donini de Lemos (2023)
What is a sustainable healthy diet? A discussion paper – Tara Garnett (2014)
Alexandre Meybeck e Vincent Gitz – Sustainable diets within sustai- nable food systems (2017)


