PANC: Tagete

A Tagete (tagetes patula) é uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional), da família das Asteráceas.

Apesar de nativa das Américas, já se naturalizou em diversas partes do mundo, sendo comumente utilizada no México, Bolívia e Peru.

O gênero tagete possui outras 55 espécies com uso ornamental, medicinal e de controle biológico. Sua presença na horta auxilia no controle biológico, pois libera substâncias fitotóxicas para nematóides, presentes no solo ou nas plantas, além disso atrai importantes polinizadores.

As flores são comestíveis e deixam qualquer prato mais bonito! Com sabor levemente amargo, pode substituir o açafrão para dar cor a preparações. Já seu uso medicinal se dá com a infusão das flores e folhas.

Você pode encontrar essa e outras PANC em hortas comunitárias como a Horta da FMUSP e da FSP! Participe dos mutirões para conhecer!
Saiba como participar:
@hortafspusp
@Hortafmusp

Experimente novos sabores. Acrescente mais uma PANC na sua alimentação!

Crédito das fotos: @afhigino e @hortafspusp
.
.
.
Fontes:
FIGUEIREDO, Nô. Tagetes. Disponível em: <https://nofigueiredo .com.br/tagetes-a-flor-que-protege-a-sua-horta/>.
MONERO, Thais. Tagete. Disponível em: <http://ecomutare.com/tagete/>.
.
.
.
#PANC#Sustentarea#AlimentacãoSaudável#AlimentaçãoSustentável#DiversifiquesuaAlimentação#nutrição#hortafmusp#hortafsp#plantedbased#sampapanc#PANCs#ComerPANC#embrapa#comidadeverdade#plantas#horta#agriculturaurbana#plantenacidade#tagete#flores#florescomestiveis