00-Semana-2-1080x3240-1

Vamos falar sobre Mudanças Climáticas?

O que são as mudanças climáticas?

O que chamamos de #Mudanças Climáticas engloba um conjunto de alterações no clima, tais como o aumento da temperatura média, intensidade das chuvas e eventos climáticos extremos.

Com relação ao aumento da temperatura média, mais conhecido como aquecimento global, cientistas apontam que é causado, principalmente, por ações humanas, resultado das atividades que emitem grandes quantidades de CO2 e de outros gases formadores do efeito estufa, tais como na queima de combustíveis fósseis, agropecuária, descarte irregular de resíduos sólidos, desmatamento, entre outras.

Como as mudanças do clima afetam
a nossa vida?

Ondas de calor, secas, estiagem, furacões, enchentes, queimadas… estes são apenas alguns exemplos de eventos climáticos extremos que podem afetar diretamente o meio ambiente, a produção de alimentos e a qualidade de vida das pessoas.

As emissões de gases de efeito estufa estão associadas a maiores risco de doenças infectocontagiosas, doenças cardiovasculares, respiratórias etc.

Quem será mais afetado pelas
mudanças climáticas?

O impacto das mudanças climáticas nos países do Sul Global (normalmente com menos recursos e mais vulneráveis à crise climática) é bastante complexa dada a menor capacidade de resposta em eventos climáticos extremos, podendo afetar a agricultura local e a segurança alimentar.

Além disso, pode afetar também os movimentos migratórios, forçando famílias a procurarem outras regiões com melhores condições de vida e oportunidades, porém ao longo deste processo de transição, pode haver insegurança alimentar, entre outros fatores de risco à saúde dos indivíduos.

Quer saber mais sobre o tema?
Vai começar a semana especial sobre meio ambiente e mudanças climáticas!
Acompanhe nosso perfil e saiba mais sobre o assunto!

_
Por Pâmela di Christine (@pamefranco2) e Aline Carvalho (@alinemcarvalho1)

FAO, FIDA, UNICEF, PMA y OMS. El estado de la seguridad alimentaria y la nutrición en el mundo. Fomentando la resiliencia climática en aras de la seguridad alimentaria y la nutrición. FAO, Roma, 2018. Disponível em: <http://www.fao.org/3/i9553es/i9553es.pdf>.

IDEC. A Sindemia Global da Obesidade, Desnutrição e Mudanças Climáticas: Relatório da Comissão The Lancet – Sumário Executivo. Jan/2019. Disponível em: <https://alimentandopoliticas.org.br/sindemiaglobal/>.

BBC Brasil. O que são mudanças climáticas e outras 14 perguntas para entender o fenômeno. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-50019998#:~:text=O%20termo%20mudan%C3%A7a%20clim%C3%A1tica%20%C3%A9,constantemente%20ao%20longo%20do%20tempo>.

WWF. As mudanças climáticas. Disponível em: <https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/reducao_de_impactos2/clima/mudancas_climaticas2/>.

Reportagens:

1. noticias.r7.com/sao-paulo/com-aquecimento-global-calor-extremo-em-sp-e-mais-frequente-13102020

2. https://brasil.elpais.com/brasil/2020-03-03/em-novo-dia-de-caos-climatico-sao-paulo-e-rio-contabilizam-21-mortos-e-milhares-de-desabrigados-pela-chuva.html

3. https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2018/08/temperatura-da-terra-ja-e-maior-dos-ultimos-120-mil-anos.html

4. https://oglobo.globo.com/sociedade/mudancas-climaticas-colocam-em-risco-producao-de-alimentos-alerta-relatorio-inedito-da-onu-23862134

5. https://revistagalileu.globo.com/amp/Ciencia/noticia/2020/01/28-novos-generos-de-virus-sao-encontrados-em-gelo-de-15-mil-anos.html

6. https://www1.folha.uol.com.br/amp/ambiente/2020/11/pantanal-tem-pior-outubro-de-queimadas-da-historia-e-fogo-cresce-121-na-amazonia.shtml?

7. https://istoe.com.br/a-ameaca-das-aguas/


.
.
.
#Sustentarea#ODS13#Agenda2030#SaúdePlanetária#SalveoPlaneta#AçãoPeloClima

Tags: No tags

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
24 × 12 =