amamentação

Semana Mundial de Aleitamento Materno

A Semana Mundial de Aleitamento Materno é comemorada entre os dias 1 a 7 de Agosto, em mais de 120 países, e tem o objetivo de apoiar, fortalecer e conscientizar a sociedade para a importância da amamentação.

O leite materno, além de ser um alimento muito nutritivo, é rico em anticorpos que protege a criança de infecções e diarreia, reduz a mortalidade infantil e tem efeitos positivos no desenvolvimento cognitivo da criança. O ato de sugar o seio da mãe é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança e uma boa respiração. Crianças amamentadas ficam menos doentes, necessitam de menos atendimento médico, hospitalizações e medicamentos; têm chance reduzida de sobrepeso e obesidade e apresentam um desenvolvimento e crescimento saudáveis.

A amamentação também apresenta vantagens para a saúde das mamães, estima-se que o risco de contrair o câncer de mama diminua 4,3% a cada 12 meses de amamentação. Além disso, o leite materno também faz bem para o planeta, pois está sempre pronto e quentinho, não necessitando de água, gás ou energia elétrica para prepará-lo. Reduz os gastos financeiros da família, pois dependendo do
tipo de fórmula infantil consumida pela criança, o gasto pode representar uma parte considerável dos rendimentos mensais, além de possíveis gastos com mamadeiras.

O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os 2 anos de idade ou mais, e que nos primeiros 6 meses, o bebê receba exclusivamente o leite materno, sem necessidade de sucos, chás, água e outros alimentos.

#Sustentarea#AleitamentoMaterno#Amamentação#Saúde#Nutrição#AlimentaçãoSaudável

Tags: No tags

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
15 − 1 =