Você sabia que existem alimentos ameaçados de extinção?
Diversos alimentos brasileiros estão desaparecendo. Isso acontece por falta de motivação para a produção (não há demanda de consumo ou há muito pouco), por dificuldades de se manter a produção de determinados produtos e também pela não conservação de espécies selvagens (por exemplo, o desmatamento de grandes áreas pode extinguir produtos de uma região específica).
Junto com a extinção de alimentos perdemos a tradição e cultura alimentar em torno deles, perdemos os sabores diversos que existem e perdemos a oportunidade de ter uma alimentação diversificada.
O projeto Arca do Gosto da fundação Slow Food está realizando um trabalho de catalogação de alimentos em risco de extinção pelo mundo inteiro. O objetivo do projeto é promover um resgate da cultura e tradição alimentar, com destaque importante para a biodiversidade. A Arca engloba produtos vegetais, animais e processados (por exemplo, queijos, pães e doces, carnes curadas) que estão se desaparecendo e sendo esquecidos. Esses alimentos da imagem fazem parte do catálogo. Da esquerda para a direita: Araticum, Jerivá, Cambucá, Jenipapo, Castanha de Baru, Guaraná.
Podemos fazer nossa parte para evitar que alimentos tradicionais brasileiros desapareçam. Como? Buscando esses alimentos, comprando e incentivando a produção e, no caso de produtos selvagens, devemos preservar seu ambiente de produção.
Para saber mais: pesquise sobre a “Arca do Gosto”.
Pesquise mais sobre os alimentos desta imagem, incluindo receitas com eles, no blog da Nutricionista Neide Rigo: https://come-se.blogspot.com/
#Sustentarea#alimentosregionais#culturaalimentar#alimentosnativos#ArcadoGosto#SlowFood#Araticum#Jerivá#Cambucá#Jenipapo, #CastanhadeBaru#Guaraná#NeideRigo#Nutrição#AlimentaçãoSustentável#AlimentaçãoSaudável#USP