Agroecologia

Agroecologia, agrofloresta e biodinâmico

Você sabe o que é agroecologia?
A agroecologia é uma ciência que fornece instrumentos à produção agrícola sob as premissas de respeito ao ecossistema e à sazonalidade, com uma visão social e ambientalmente equilibradas.

Com a agroecologia há uma outra lógica de produção, onde é importante que se tenha um equilíbrio entre plantas, solo, nutrientes, luz, umidade e organismos, além do uso de tecnologias que respeitem o meio ambiente, com dependência mínima de insumos externos.

O manejo agroecológico pode ser utilizado tanto na produção como na agricultura urbana e periurbana, visando a sustentabilidade com uso de técnicas de rotação de culturas, compostagem e manejo orgânico do solo e a associação de cultivos (como vimos nos posts anteriores).

Fazem parte da agroecologia: agricultura biodinâmica, agricultura natural, agricultura ecológica, agricultura orgânica e os sistemas agroflorestais (SAF).

• O SAF utiliza os conceitos de agroecologia aplicados ao cultivo em consorcio com a floresta, importante na recuperação de áreas que foram desmatadas.

• Já a agricultura biodinâmica leva em consideração os conhecimentos tradicionais, visando a biodiversidade e a rotação de culturas, e a influência de outros elementos, como o calendário astrológico para semeadura, plantio, irrigação e colheita.

Em um país com tantas desigualdades, iniciativas de fortalecimento da agricultura camponesa, orgânica, agroecológica, rural, urbana ou periurbana são,fundamentais para garantia do cuidado e permanência à terra. Além da possibilidade de promoverem e fortalecerem o acesso aos alimentos, garantindo a todos uma alimentação adequada, saudável e sustentável… a comida de verdade!

#Sustentarea #Agroecologia #SAF #Biodinâmico #Agricultura #HistóriasDeSucesso #hortasurbanas #hortascomunitárias #adubo #compostagem #reuso #semagrotóxico #orgânico #AlimentaçãoSaudável #AlimentaçãoSustentável #ComidaDeVerdade #ComaVegetais #PANC #Nutrição #Saúde #AlimentaçãoInfantil #hortasemSP #agriculturaurbana #educaçãoambiental #PlanteSeuAlimento

*Fotos do post foram retiradas no Assentamento Mario Lago que utiliza o Sistema Agroflorestal.

• Fonte: AQUINO, A. M. de; ASSIS, R. L. de. Agricultura orgânica em áreas urbanas e periurbanas com base na agroecologia. In: Ambiente & Sociedade, Campinas, v. X, n. 1, p. 137-150, jan./jun. 2007.

Tags: No tags

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
29 × 25 =