Site_Dia das abelhas

Dia Mundial das Abelhas

A importância das abelhas para a produção de alimentos

Para garantir a produção e qualidade de mais de 75% do cultivo de alimentos destinados à alimentação humana, a polinização das plantações é fundamental. O processo de polinização pode acontecer; pelo vento, pela água, animais mamíferos e roedores, e principalmente pelos insetos. Dentre estes, as abelhas são protagonistas do processo, uma vez que elas são responsáveis por 85% de toda polinização agrícola direcionada a alimentação humana, conseguindo visitar até 7 mil flores em um dia. Porém nas últimas décadas as abelhas estão sendo cada vez mais ameaçadas pelas mudanças climáticas, sistemas agrícolas convencionais, pesticidas, contaminação e perda da biodiversidade. 

Nos Estado Unidos e na Europa a síndrome do Distúrbio do Colapso das Colônias (CCD) já foi comprovada, revelando aos EUA a perda de mais da metade de todas as suas colônias. No Brasil, a CCD ainda não foi comprovada, mas especialistas já relatam declínio.  E os dois fatores que estão diretamente relacionados a esse declínio são:  a diminuição do habitat natural pela expansão agrícola e o uso excessivo de agrotóxicos. As abelhas não dependem apenas dos recursos alimentares encontrados nas plantações, mas também do retorno ao seu habitat natural,  protegido para se abrigarem e construírem seus ninhos. 

As práticas agrícolas sustentáveis proporcionam a produção com conservação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos, permitindo que a polinização por outros animais e pelas abelhas continuem harmonicamente na natureza. Não causando assim, uma ameaça ao reino animal e rompimento o ciclo da cadeia alimentar, onde o seres humanos se encontram no topo. Outro fator relevante, é o seu valor econômico da polinização por abelhas,  que no Brasil estima-se em R$ 43 bilhões, correspondendo também a 9,5%  do valor total da produção agrícola mundial. 

Pensando na importância das abelhas para a produção de alimento e desenvolvimento sustentável a ONU proclamou o dia 20 de maio como Dia Mundial Das Abelhas.

Junte-se a nós e observe as abelhas com um olhar mais carinhoso e responsável.

Lembre-se do dia 20 de maio!

Fontes

Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Importância dos polinizadores na produção de alimentos e na segurança alimentar global, DF: 2017. 124p.

DINIZ, Fernanda. Importância das abelhas para a produção de alimentos foi tema de mesa redonda no Congresso de Agroecologia 2017. 2017.

Embrapa. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/27126913/importancia-das-abelhas-para-a-producao-de-alimentos-foi-tema-de-mesa-redonda-no-congresso-de-agroecologia-2017.

Acesso em: 16 abr. 2020.

GAZZONI, Décio. Polinização, polinizadores e produção de alimentos. 2019. Conselho Científico Agro Sustentável. Disponível em: https://agriculturasustentavel.org.br/polinizacao-polinizadores-e-producao-de-alimentos. Acesso em: 17 abr. 2020.

Nações Unidas Brasil. Em dia mundial, FAO lembra importância das abelhas para a produção de alimentos. 2018. Disponível em: https://nacoesunidas.org/em-dia-mundial-fao-lembra-importancia-das-abelhas-para-a-producao-de-alimentos/. Acesso em: 16 abr. 2020.

Nações Unidas Brasil. ONU declara 20 de maio Dia Mundial das Abelhas. 2018. Disponível em: https://nacoesunidas.org/onu-declara-20-de-maio-dia-mundial-das-abelhas/. Acesso em: 17 abr. 2020.

Faça seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Solve : *
18 × 28 =